4 passos para evoluir de start-up de garagem a líder mundial

Qual a melhor estratégia para uma start-up alcançar o sucesso internacional? A “receita” não é consensual, mas o Entrepreneur partilha algumas sugestões.

Anualmente, o mundo assiste ao lançamento de milhares de empresas. No Reino Unido, por exemplo, as estatísticas relativas a 2020, apontam para que, a cada meia hora, tenha sido criado um novo negócio na área as tecnologias. Como seria de esperar muitos deles ficaram pelo caminho e não sobreviveram ao timing dos cinco anos. Inclusive, os especialistas estimam que a taxa de insucesso atinja os 90%.

Conseguir ser bem-sucedido à escala global não é por isso um processo linear. Rapidamente o empreendedor se pode deixar absorver pelas rotinas diárias perdendo o foco na estratégia e nos objetivos de longo prazo.

O fundador e CEO da SMSGlobal partilhou com o Entrepreneur alguns insights, apreendidos ao longo do seu trajeto de empreendedor, para se conseguir ter um negócio lucrativo, sustentável e resiliente.

1. Certifique-se de que seu produto tem futuro

Não crie produtos que fiquem rapidamente ultrapassados e que não acompanhem a mudança das tendências de consumo e a introdução de novos produtos no mercado. Ou seja, procure um produto que resista ao teste do tempo.  O fundador da SMSGlobal deu o seu exemplo. “Quando um amigo me pediu conselhos sobre um orçamento que recebeu de uma empresa de SMS, fiquei surpreso com o custo e quando percebi que poderia oferecer o mesmo serviço por muito menos, as sementes foram plantadas para o que se tornaria o SMSGlobal”. E hoje, mais de 15 anos depois, a tecnologia SMS ainda é, apesar do aparecimento de inúmeras aplicações, uma das formas mais eficazes de comunicação móvel até porque, ao contrário de muitas apps, a funcionalidade SMS está pré-integrada em todos os telefones. A familiaridade e confiabilidade do SMS continuam a atrair tanto as empresas como os utilizadores finais.
Existem milhões de empreendedores com ideias confiáveis, mas para uma empresa ter longevidade, deve fornecer um produto que não se torne facilmente redundante, recomenda.

2.  Contrate as pessoas certas

Não é possível gerir todos os aspetos do negócio, por isso é fundamental procurar pessoas que sejam especialistas em determinadas áreas. A prioridade deve ser contratar as melhores pessoas que puder encontrar para que possa entregar com confiança as rédeas da empresa. A sua equipa tanto pode fazer um negócio como arruiná-lo, por isso é fundamental ter pessoas que acreditam na sua visão e que ajudem a concretizá-la. A pessoa certa em quem você possa confiar para gerir o negócio se precisar de se ausentar.

3. Confie no instinto 

Acredite no seu instinto porque é difícil agradar a todos. Quando um empreendedor inicia um negócio, pode ser atraído para várias direções. Em cada etapa é importante pesar quais produtos, inovações e decisões que se alinham com seus valores e deixar aqueles que não o fazem.

4. Aprenda a adaptar-se

A chave para a sobrevivência é a adaptabilidade tanto no pensamento como na ação, como demonstrou a pandemia. Alguns relatórios internacionais relativos a 2021 sugerem que muitos dos S&P 500 serão substituídos nos próximos dez anos por empresas que se adaptam, por exemplo, à atual revolução digital.

Em suma, a natureza competitiva dos negócios significa que as empresas devem ter uma compreensão sólida das metas de negócios em constante mudança dos seus clientes e a capacidade de cumprir seus requisitos. Pode alcançar essa vantagem competitiva com serviços que não forneçam apenas uma solução para os desafios atuais, mas que também se possam desenvolver no futuro É fundamental construir um negócio que possa responder as mudanças dos clientes e aos avanços tecnológicos, mantendo-se, assim, sempre um passo à frente e em constante evolução

Comentários

Artigos Relacionados