3 roupas inteligentes que podem ser o próximo sucesso nos wearables

A tecnologia wearable está a mudar a nossa vida a um ritmo alucinante. Das pulseiras aos casacos, são muitas as inovações que têm surgido e que podem vir a ser o próximo grande êxito do mercado.

O mundo dos wearable tem sido prolifero em inovações, deixando no ar a possibilidade de vir daí o próximo grande êxito no mercado. Desde as pulseiras de fitness que reúnem informação sobre o seu utilizador, até ao mundo de acessórios tecnológicos que estão a levar a tecnologia para as nossas roupas, há soluções para todos os gostos e ocasiões.

A área apontada como a mais promissora ao nível dos wearable é a da saúde, com o acompanhamento e registo das funções básicas do corpo humano. Ao nível da roupa em si, a única diferença que encontrará são os pequenos sensores que integram o tecido e que farão as leituras do seu corpo.

O Entrepreneur reuniu três exemplos de roupa inteligente que mostram como a tecnologia está a mudar a indústria da moda.

A Google e o casaco inteligente da Levi’s

A Google e a Levi’s lançaram o seu primeiro produto comercial – o casaco Jacquard Commuter Trucker, que permitirá ao seu utilizador controlar a sua interação digital e ligar-se a uma variedade de serviços, como música e mapas diretamente no casaco. Este incorpora uma tecnologia Jacquard que permite desenhar e produzir roupas de ganga dinâmicas e conectadas e que são visualmente idênticas às restantes peças da marca. Este produto foi anunciado pela primeira vez na conferência Google I/O de 2016, com um custo previsto de cerca de 350 dólares (cerca de 300 euros).

Welt – o cinto inteligente da saúde

O Welt é um cinto de bem-estar que regista os principais dados de saúde e fornece dicas e alertas para a sua saúde. O cinto de saúde inteligente, anunciado na CES do ano passado, é desenvolvido pelo Creative Lab da Samsung. Este recorre a sensores e a um pedómetro para fornecer informações relativas à saúde do seu utilizador. O dispositivo é combinado com uma app para smartphone que rastreia os três principais indicadores gerais de saúde: tamanho da cintura, atividade e ingestão de alimentos. Assim como qualquer outro wearable de fitness, o Welt tem uma duração prevista de autonomia de mais de 20 dias. Atualmente, a empresa disponibiliza quatro versões diferentes deste cinto inteligente: clássico, clássico para homem, clássico para mulher e premium.

O “tracker” inteligente que analisa a sua corrida

Os calções e capris da Lumo Run possuem uma tecnologia de sensores embutida no cinto da peça que regista a precisa biomecânica da corrida através dos movimentos do corpo. Estes ajudam os desportistas a treinarem como os atletas profissionais, com coaching personalizado em tempo real e sugestões de pesquisa. Enquanto está a correr, o sensor transfere informações para uma app do seu smartphone e fornece informações em formato áudio para se certificar de que está a correr da forma mais acertada. Após a corrida, a app faculta-lhe dados e estatísticas sobre a sua forma geral.

Comentários

Artigos Relacionados