20 sinais de que está num bom caminho para se tornar milionário

Apresentamos-lhe os 20 fatores que mostram que está no caminho certo para se tornar milionário. Leia o artigo e veja se reconhece algum destes sinais em si.
John Rampton, empreendedor milionário norte-americano, colaborador da Forbes e do Entrepreneur, guru de marketing e fundador da start-up Due, partilhou num texto para o Entrepreneur os 20 sinais que mostram que está no caminho certo para se tornar milionário. Conheça-os.
1. Começou a fazer dinheiro muito novo
Uma das habilidades que milionários como Mark Cuban, Richard Branson e Warren Buffet partilham é o facto de terem começado a fazer dinheiro muito novos. Cuban vendia sacos de lixo porta a porta aos 12 anos, Richard Branson, o magnata da Virgin, fazia criação e venda de periquitos aos 11, e Buffet, com apenas seis anos, vendia pacotes de pastilha elástica aos vizinhos.
2. Fica insatisfeito quando não consegue atingir o melhor resultado
Era um dos alunos que nunca ficava contente com uma avaliação, a não ser que fosse a nota máxima?
O mindset da maioria dos milionários funciona da mesma maneira. Não há satisfação em ter gerado um milhão de euros, há a constante necessidade de querer mais.
3. É muito bem-parecido (a)
Apesar disto parecer um fator discriminatório, um estudo conduzido por Daniel Hamermesh, professor de economia da Universidade do Texas, concluiu exatamente isso. Pessoas bem-parecidas recebem, em média, entre três a quatro por cento mais do que pessoas menos atrativas. Apesar de não ser nenhuma fortuna, o valor acumulado ao longo dos anos pode representar uma diferença substancial.
4. Tem uma orientação para os objetivos
Todd Campbell, autor do livro “Your Guide to Better Stock Picks”, pergunta ao leitor se “é do tipo de pessoa que quando vê uma oportunidade age logo para poder tomar partido dela?”. Se a sua resposta é sim, o autor dá-lhe os “parabéns, porque é esse tipo de mindset orientado que lhe traz liberdade financeira”.
5. Tem urgência em começar o seu negócio
Os milionários não esperam pelo momento certo para investirem ou para lançarem o seu negócio. Não há melhor altura para começar a fazer dinheiro do que AGORA. Sentar-se e esperar pela melhor altura é meio caminho andado para não ser bem-sucedido.
6. Foca-se mais em ganhar do que em poupar dinheiro
Apesar de ser importante poupar dinheiro, a maioria dos milionários preocupa-se mais em investir, sendo esta a melhor maneira para garantir o seu futuro.
7. Mantém uma mente aberta
Nunca se sabe quando é que uma boa oportunidade vai surgir e, se pensar imediatamente em não investir numa ideia, pode estar a perder a oportunidade de ganhar dinheiro. É por isto que os milionários mantêm a mente aberta a novas ideias. Pode ser fora da área de conforto, mas se render dinheiro, estas pessoas consideram sempre a ideia.
8. Era uma das pessoas populares do liceu
“Estimamos que passar do percentil 20 para o 80 no índice de popularidade no liceu, rende 10% mais no salário 40 anos depois”. Este é o pequeno resumo do trabalho desenvolvido por alunos das Universidades de Chicago, de Essex e do Institute of Employment Research. Por outras palavras, se era uma pessoa com muitos amigos no liceu tem mais probabilidades de ter um rendimento superior ao normal.
9. Consegue viver com pouco
Outra das habilidades dos milionários é o facto de conseguirem viver apenas com o indispensável. Em vez de exibirem a sua riqueza, estas pessoas conduzem carros práticos, vivem em casas normais e não desperdiçam o dinheiro em bens luxuosos.
10. Teve um mentor
A ideia da frase “diz-me com quem andas dir-te-ei quem és” pode ser aplicada neste ponto. Grande parte da motivação e da necessidade de estar em constante evolução vem do ambiente que nos rodeia. Se quer tornar-se milionário rodeie-se de pessoas que o são ou que têm esse objetivo. Se conseguir a ajuda de alguém que já esteja no lugar que ambiciona peça-lhe ajuda e, com sorte, pode ser que se torne seu mentor no caminho para os seus primeiros milhões.
11. Não está preso no passado
Lembra-se dos bons velhos tempos em que era bastante mais fácil fazer dinheiro? Se sim, esqueça esse tempo. Parte do caminho para se tornar milionário é compreender o mundo à sua volta e ultrapassar os falhanços, rejeições e o medo. Se não se sentir preso ao passado e vir numa situação má uma aprendizagem, é porque está num bom caminho para se tornar milionário.
12. Trabalha por objetivos
Os impérios de milhões não nascem de um dia para o outro. É necessário estabelecer objetivos. “Não se faz um milhão por acidente. Se não for um objetivo de certeza absoluta que não vai atingi-lo”, escreveu Peter Voogd, fundador da Game Changers Academy, que fez o seu primeiro milhão de dólares antes de celebrar o seu 26º aniversário.
13. Não é divorciado
Um estudo elaborado com base numa amostra de 9000 pessoas, descobriu que o divórcio reduz o património de uma pessoa em 77%, quando comparado com uma pessoa solteira (não divorciada). O mesmo estudo revelou também que estar casado quase que dobra o património, aumentando-o em 93%.
Claro que isto não é um fator decisivo, a condição de divorciado não o impede de se tornar milionário, apenas pode atrasar o processo.
14. Consegue adiar a gratificação
“Adiar a gratificação é um dos passos mais importantes para se tornar milionário”. A frase é de Jason Hall, um escritor e editor do Motley Fool. Acrescentando também que “construir riqueza normalmente demora muito tempo. Até Warren Buffett, uma das pessoas mais ricas do mundo e indiscutivelmente um dos melhores investidores de sempre, criou mais de 80% da sua riqueza depois dos 50”.
15. Sabe como potenciar as suas mais valias
“Eu sou uma lástima em 99% das coisas que faço, mas dou tudo no 1% em que sou bom”, afirmou Gary Vaynerchuk, um empreendedor americano, premiado quatro vezes com o título de best-seller do The New York Times. Isto não significa que não aprenda nada novo e que se foque apenas nas suas mais-valias. Significa que os milionários sabem potenciar as suas componentes mais fortes.
16. É otimista
Os milionários não se queixam, culpam os outros ou “choramingam”. Em vez disso, aceitam os desafios e maneiras de poder ultrapassar os problemas. Conhece alguém que passe os dias a queixar-se, a “choramingar”, e a culpar os outros? O mais provável é essa pessoa não estar confortável economicamente. “As pessoas ricas acreditam em: ‘eu crio a minha vida’. As pessoas pobres acreditam que: ‘a vida acontece’”. Esta frase é do livro “Secrets of the Millionaire Mindset: Mastering the Inner Game of Wealth”, de T. Harv Eker.
17. Pode beber uns copos, mas não fuma
Sabia que os homens que dizem beber álcool têm rendimentos 21% superiores aos homens que se abstêm? As mulheres que dizem beber também ganham 8% mais do que as que não o fazem. A razão é simples: beber aumenta o seu capital social, o que por sua vez melhora o seu desempenho. No entanto, os donos de grandes patrimónios não costumam fumar, visto que os fumadores gastam uma quantidade exorbitante de dinheiro em cigarros.
18. Não se deixa ir a baixo com comentários negativos
Quando deixa que os comentários pouco construtivos sobre si tomem conta do seu pensamento, está a deixar que as outras pessoas lhe cortem as pernas e reduzam o seu potencial. Em vez de se preocupar com o que os outros pensam de si, os milionários têm uma “pele dura” por serem psicologicamente fortes.
Ser psicologicamente forte é uma das componentes mais importantes para ser empreendedor visto que ajuda a lidar com a pressão e com os desafios.
19. Mantém-se a par das últimas notícias
A maior parte das pessoas bem-sucedidas mantém-se a par das últimas notícias todas as manhãs. Isto é especialmente importante para pessoas como Bill Gates e Warren Buffett que assim procuram fazer investimentos mais informados com base no que está a acontecer no mundo.
20. Está em constante melhoria
Estar em constante mudança é importante para qualquer pessoa. Um curso universitário é importante para determinar as suas aptidões, mas não é assim tão importante no seu caminho para se tornar milionário. Bill Gates e Mark Zuckerberg são dois exemplos de pessoas que deixaram a universidade para se dedicaram a outros projetos, o que não significa que tenham deixado de aprender. É de extrema importância manter-se a par das últimas tendências e estar constantemente a ler informação nova.