1s1 Energy anuncia ronda de 2,15 milhões de dólares e prepara projeto de hidrogénio verde

O investimento permitirá à start-up de deep-tech acelerar o desenvolvimento da tecnologia, enquanto se prepara para lançar o primeiro projeto de hidrogénio em solo português que terá o selo de Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI).
A 1s1 Energy, fabricante de sistemas de eletrólise de água para a produção de hidrogénio utilizando energia renovável e componentes de células de combustível, completou uma ronda de 2,15 milhões de dólares (2,14 milhões de euros). A Faber e CSN Inova são os principais investidores nesta ronda que contou ainda com a participação da Asiri LLC, Gibson Lane GmbH, Aquarius Capital e Ecoa Capital.
O financiamento vai permitir à 1s1 Energy Portugal, subsidiária detida 100% em Portugal, completar as fases de planeamento do projeto recentemente aprovado Hy2Tech IPCEI, procurando estabelecer I&D e produção no nosso país, explica a start-up em comunicado.
“A Faber é um parceiro valioso com valores partilhados e experiência no investimento e apoio a empresas de elevado crescimento, e a CSN é líder mundial na descarbonização da produção de aço e operações mineiras. Todos os nossos investidores partilham um profundo compromisso para ajudar a descarbonizar a economia mundial”, explica Daniel Sobek, CEO da 1s1 Energy.
Já Carlos Esteban, Partner da Faber, refere que “estamos muito entusiasmados por nos juntarmos à 1s1 Energy neste ponto de inflexão e ajudar a lançar as bases para a execução do projeto IPCEI e desenvolvimento futuro”.
O responsável acrescenta ainda que “a solução única da 1s1Energy vai acelerar a utilização e produção economicamente viável de hidrogénio verde, que é fundamental para descarbonizar sectores difíceis de descarbonizar, como a indústria pesada e o transporte pesado, incluindo a navegação marítima”.
Fundada por químicos, engenheiros e empresários, a 1s1 Energy está a desenvolver eletrolisadores de última geração para a produção rentável de hidrogénio verde. O foco na inovação de materiais permite à 1s1 abordar diretamente o desempenho e durabilidade das células eletroquímicas. Além disso, a 1s1 está a oferecer novos materiais como componentes para células de combustível de hidrogénio.
A 15 de Julho de 2022, a 1s1 Energy Portugal recebeu a aprovação da Comissão Europeia para participar no Importante Projeto Importante de Interesse Comum Europeu (IPCEI) para apoiar a investigação e inovação e a primeira implantação industrial na cadeia de valor da tecnologia do hidrogénio. A Comissão aprovou até 5,4 mil milhões de euros de financiamento público para apoiar 41 projetos. O projeto IPCEI da 1s1 irá estabelecer operações de I&D e 300 MW/ano de fabrico de eletrolisadores em Portugal, criando 86 postos de trabalho.