Mais de 1/3 das empresas já utiliza soluções IoT

A conclusão é da sexta edição do Barómetro Internet of Things realizado pelo grupo Vodafone a nível mundial.
“Mais de um terço das empresas está a utilizar a Internet of Things (IoT), das quais 70% adiantam que já concluíram os seus projetos piloto e 95% assumem estar a obter retorno do investimento”. Estas são três das conclusões a que chegou o mais recente Barómetro Internet of Things ( que vai na sua sexta edição), divulgado ontem pelo Grupo Vodafone.
Recorde-se que esta tecnologia permite às empresas ligar todos os equipamentos e sensores tornando-os smart. Soluções de alarmes, terminais de pagamentos móveis, parquímetros inteligentes, automóveis com recursos de telemetria e emergência ou máquinas de vending são apenas alguns exemplos de aplicabilidade de IoT
Realizado à escala global, este estudo traça o retrato anual de uma nova realidade tecnológica protagonizada pela IoT e com inegável impacto na vida das empresas.
Os indicadores apurados pelo Barómetro revelam que 76% dos adotantes afirmam que a IoT é essencial para as suas operações. Alguns inquiridos revelam até grandes dificuldades para imaginar os seus negócios sem estas soluções, enquanto 8% dos utilizadores afirmam que “todo o negócio depende da IoT”.
A pesquisa concluiu ainda que, apesar das múltiplas utilizações das soluções IoT, englobando por exemplo exosqueletos médicos ou até pneus conectados, 60% das empresas que implementaram a tecnologia garantem que esta foi responsável por uma disrupção total da sua indústria ou que terá esse efeito durante os próximos cinco anos. 83% dos inquiridos admitem aumentar o número de soluções a adotar.
Cerca de 85% das empresas mais avançadas na adoção de soluções IoT reportam retornos ou vantagens significativas decorrentes da IoT. Por outro lado, mais de metade (52%) dos utilizadores planeia utilizar o 5G, que promete suportar volumes de dados ainda maiores, aumentando a fiabilidade e garantindo uma latência virtualmente inexistente.
De acordo com Paula Carioca, administradora da Vodafone Portugal para o segmento empresarial, “Os resultados da sexta edição do Barómetro IoT revelam que a Internet of Things não é uma tecnologia futurista. Pelo contrário, a implementação de soluções IoT é encarada como uma necessidade estratégica para o sucesso dos negócios das mais variadas indústrias no atual clima de transformação digital. O Narrowband-IoT e o 5G permitirão massificar e democratizar o acesso a esta tecnologia”.