Crowdfunding do mês: Aldeia escocesa compra reserva natural e faz campanha para duplicar a área

Os habitantes da aldeia escocesa Langholm, perto de Gretna Green, uniram-se e compraram terras para fazer uma reserva natural. Agora, para aumentar o espaço, criaram uma campanha de crowdfunding que visa angariar fundos para comprar mais terreno.

O crowdfunding deste mês está na Gofundme e é uma iniciativa comunitária promovida pelos habitantes da aldeia escocesa Langholm.  A iniciativa começou no ano passado quando os aldeões se juntaram para comprar os cerca de 2.100 hectares de terra à data propriedade do Duque de Buccleuch, um dos grandes proprietários do Reino Unido. Na altura os habitantes de Langholm conseguiram arrecadar perto de 4,5 milhões de euros para concretizar a compra dos terrenos.

Agora, o objetivo dos habitantes é duplicar a área da reserva para os 4.000 hectares, e por isso estão a realizar uma nova campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar 2,6 milhões de euros para comprar um terreno adjacente ao atual com a mesma dimensão, a propriedade Buccleuch, de forma a maximizar os benefícios da reserva para as pessoas, a natureza e o clima.  O prazo de venda da propriedade termina no final de julho.

Tradicionalmente propriedade de meia dúzia de pessoas há séculos, os terrenos na Escócia são explorados pelas comunidades que são arrendatárias, uma realidade que está a mudar com estas últimas a comprarem as terras e a criarem reservas.

O projeto ecológico Langholm Initiative quer, assim, reforçar a sua dimensão e proteger espécies animais em vias de extinção como as águias douradas, por exemplo, criando uma Área de Proteção Especial (ZPE), bem como alguma flora, recuperando desta forma a paisagem natural daquela região.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados