12 filmes e séries que retratam o mundo do trabalho

Desde os jogos de poder no escritório ao drama do desemprego, há filmes que retratam o mundo do trabalho. Conheça alguns dos temas que têm sido explorados pela indústria do entretenimento.
Conseguir um emprego pode ser difícil, mas ainda mais difícil pode ser superar os desafios do dia a dia do mercado de trabalho. Alguns dos filmes de Hollywood têm abordado este tema. A Forbes reuniu uma lista de 12 filmes e séries que retratam a realidade e o ambiente do mundo corporativo.
1. “The Newsroom” – disponível no HBO GO
Will McAvoy (Jeff Daniels) é pivot de um canal de notícias fictício que volta ao ativo após cometer um deslize e ser obrigado a tirar férias forçadas. O apresentador teve de orientar os bastidores dos programas e aprender a lidar com uma nova equipa, que inclui a sua ex-namorada, Mackenzie McHale (Emily Mortimer), que assume a função de produtora-executiva.
Além dos obstáculos pessoais, corporativos e comerciais, os elementos da equipa aprendem a lidar com os dilemas pessoais.
2. “Wall Street – Poder e Cobiça” – disponível na plataforma NOW
Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem corretor do mercado de ações que vê a sua vida transformar-se após conhecer o bilionário Gordon Gekko (Michael Douglas), um empresário sem escrúpulos quando se trata de obter lucro.
À medida que Bud passa informações secretas sobre outras companhias para Gekko, os dois veem o seu dinheiro aumentar, assim como os riscos.
3. “Rock” – Disponível na Amazon Prime
Liz Lemon (Tina Fey) é escritora do The Girlie Show, um programa de variedades, apresentado por Tracy Jordan (Tracy Morgan). A produtora precisa de garantir que tudo corre bem, enquanto lida com um chefe arrogante, Jack Donaghy (Alec Baldiwn).
Apesar do trabalho que parece ser dos sonhos, Lemon tem de lidar com grandes egos e exigências de toda a equipa e ainda ter tempo para salvar sua própria vida pessoal. Vive-se uma dualidade entre a equipa imprevisível e uma vida pessoal catastrófica.
4. “Jerry Maguire” – Disponível para alugar no Youtube e Google Play
Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente desportivo que é demitido após uma declaração polémica sobre o mercado no qual atua. Depois de ser despedido, o protagonista é obrigado a dedicar-se ao único cliente que lhe resta, um jogador de futebol americano temperamental, Rod Tidwell (Cuba Gooding).
Ao mesmo tempo, envolve-se com Dorothy Boyd (Renée Zellweger), uma das funcionárias da empresa onde trabalhava. A história aborda ainda algumas das situações mais comuns no meio corporativo, como a disputa e a desumanização dos líderes.
5. “The Office” – Disponível na Amazon Prime
Em formato de pseudodocumentário, a série representa uma sátira à vida no escritório, ao contar o dia a dia da empresa Dunder Miffin. Na equipa estão Michael Scott (Steve Carell), um gestor que se considera o melhor amigo dos funcionários – apesar da insensibilidade; Pam Beesly (Jenna Fischer), a rececionista; Jim Halpert (John Krasinski), o representante de vendas; Dwight Schrute (Rainn Wilson), o arrogante assistente de Michael; e Ryan Howard (B. J. Novak), auxiliar do patrão.
O programa traça um olhar sobre todos os funcionários, destacando as suas diferenças e particularidades.
6. “Morning Glory” – Disponível para alugar no Youtube e Google Play
Becky Fuller (Rachel McAdams) é uma jornalista recém-contratada pela produtora executiva DayBreak que fica encarregue de aumentar as audiências do canal a qualquer custo.
Para isso, Becky vai precisar de convencer o pivot Mike Pomeroy (Harrison Ford) a apresentar noticias relacionadas com o mundo da moda e “fofocas” ao lado de uma miss norte-americana (Diane Keaton).
7. “O diabo veste Prada”
Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem jornalista que começa a trabalhar numa das mais importantes revistas de moda de Nova Iorque, a Runaway Magazine.
Como recém-contratada, cabe à personagem ser assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), a exigente editora-chefe da revista. Andrea Sachs precisa de se desdobrar para dar conta do trabalho, enquanto passa por uma mudança interna que irá impactar a sua vida amorosa e pessoal.
8. “Amor sem escalas” – Disponível na Netlflix, Telecine, Now e alugar no Youtube e Google Play
Ryan Bingham (George Clooney) é um executivo que viaja e demite pessoas em grandes companhias. No entanto, a sua vida profissional é ameaçada por Natalie Keener (Anna Kendrick), responsável por desenvolver um sistema de demissão em massa via videoconferência.
Para convencer Natalie Keener de que o modelo não irá funcionar, Ryan Bingham recruta-a para uma das suas missões e mostra a realidade da sua rotina.
9. “Sillicon Valley” – Disponível na HBO GO
Elogiada por Bill Gates, a série conta a história de quatro programadores introvertidos: Richard (Thomas Middleditch), Big Head (Josh Brener), Gilfoyle (Martin Starr) e Dinesh (Kumail Nanjiani). O quarteto trabalha na companhia Hooli, em Silicon Valley, e vive na casa de um milionário, Erlich, que fica com todas as despesas e cobra 10% do total dos lucro dos projetos dos quatro amigos.
Após a falha de um investimento do capitalista Peter Gregory (Christopher Evan Welch), Richard parece destinado a permanecer na companhia, fundada pelo megalomaníaco Gavin Belson (Matt Ross). Quando Monica (Amanda Crew), chefe de operações de Gregory, e Jared (Zach Woods), executivo, percebem o valor do algoritmo criado por Richard, surge uma disputa de ofertas entre Belson e Gregory e Richard fica no meio.
10. “O corte” – Disponível na NetMovies e Look
Bruno Davert (José Garcia) é um antigo executivo que passou dois anos desempregado, após uma demissão repentina.
A situação leva-o ao desespero, até ao dia em que decide que vai recuperar o antigo cargo a qualquer custo. Para isso, Davert passa a perseguir quem ocupou a sua função.
11. “Mad Men” – Disponível na Amazon Prime
Em 1960, Don Draper (Jon Hamm) é o diretor de criação da Sterling Cooper, uma agência de publicidade situada na Madison Avenue, em Nova Iorque. O publicitário envolve-se em conflitos profissionais e familiares, enquanto tenta guardar um segredo sobre o seu passado.
Ao mesmo tempo, faz de tudo para ascender economicamente no meio das transformações sociais dos Estados Unidos da época.
12. “O Insustentável Peso do Trabalho” – Disponível na Disney +
Uma comédia americana de 1999 escrita e dirigida por Mike Judge. Satiriza a vida no trabalho de uma típica empresa de desenvolvimento de software durante o final da década de 1990, focando-se na exaustão dos indivíduos, notavelmente fartos do seu trabalho rotineiro.
O filme traça, assim, um quadro do dia a dia dos trabalhadores da área de tecnologia da informação e debruça-se também sobre temas comuns aos trabalhadores no geral.