YouTube lança incubadora para investir em inteligência artificial

A Universal Music é o primeiro parceiro do YouTube neste novo desafio que vai explorar o uso de inteligência artificial na música.

Esta semana, o YouTube revelou que vai investir mais em tecnologia com inteligência artificial (IA), concretamente através do lançamento de uma incubadora, o YouTube’s Music AI Incubator, que irá trabalhar com artistas e músicos de modo a usar as potencialidades da IA na música. A nova aposta inclui também a evolução da sua ferramenta de gestão de direitos de autor, o Content ID, para proteger espetadores e os criadores.

A empresa afirmou que está a trabalhar em estreita colaboração com os principais players do setor de música, criando uma estrutura de IA que se alinha com os objetivos do setor. O Universal Music Group será o primeiro parceiro da plataforma para a incubadora que irá trabalhar com nomes como Anitta, Björn Ulvaeus, d4vd, Don Was, Juanes, Louis Bell, Max Richter, Rodney Jerkins, Rosanne Cash ou Ryan Tedder, entre outros. Com as suas ideias, os artistas contribuirão para ajudar o YouTube a adotar a melhor estratégia para incorporar IA na música e explorar a forma de criar novos formatos e experiências musicais.

A empresa está comprometida em adotar a IA de forma responsável na indústria da música, garantindo que esta seja usada para promover a criatividade e não para prejudicar os artistas.

Neal Mohan, presidente-executivo do YouTube, explicou em comunicado que “a incubadora ajudará a informar a abordagem do YouTube enquanto trabalhamos com alguns dos artistas, compositores e produtores mais inovadores da indústria musical”.

Comentários

Artigos Relacionados