XNFY Lab lança tecnologia IA ao serviço da moda

Uma tecnologia que quer revolucionar o conteúdo das marcas de moda e iniciar uma nova era no upcycling das peças de vestuário.

A consciência cada vez maior acerca do verdadeiro impacto que a indústria da moda tem na crise climática, a par da pandemia, criaram as condições para a massificação do comércio eletrónico, a digitalização da indústria e a criação de uma economia mais circular. Neste contexto, o estado atual da moda e o potencial dos conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) para solucionar alguns dos seus principais problemas, levaram a equipa de investigação do XNFY Lab a desenvolver uma tecnologia IP que integra o Microsoft Azure Machine Learning, e que pode ser vista como uma solução de IA para fornecer fábricas, designers, marcas ou mercados com ferramentas que juntam múltiplas fontes e geram imagens de roupa de alta definição.

Esta tecnologia da XNFY Lab pode funcionar como uma ferramenta de inteligência artificial tailor made, para criar conteúdo único baseado em produtos, padrões ou marcas e pode ligar os diferentes stakeholders da cadeia de fornecimento, desde a ideia de design à produção e marketing. Este IP é uma tecnologia que gera imagens sintéticas originais que podem passar por reais. Não copia imagens ou movimentos, aprende o que é um vestido, como se encaixa e que detalhes podem ser feitos para criar conteúdo original

Poder testar conceitos ou design sem os produzir é uma das grandes mudanças no sistema de moda atual, como comprovam as novas possibilidades abertas com o aumento da moda 3D, mas também com todos os desafios de produção enfrentados pelas marcas que lançam campanhas de pré-encomendas.

Um dos casos de uso relevantes que o XNFY Lab vê atualmente, e que tem recebido feedback positivo da indústria têxtil portuguesa e das principais marcas internacionais, é o uso desta tecnologia para criar colaborações de design e também para “re-pensar” e gerar novas ideias de design.

Orlando Ribas, diretor executivo do XNFY Lab, explica que “esta tecnologia de inteligência artificial pode ser aplicada em quase todas as indústrias, mas estamos agora focados em garantir que criamos uma tecnologia visual para a moda para resolver problemas reais e ter um impacto positivo de uma forma responsável”.

Comentários

Artigos Relacionados