Women2Invest dinamiza capital de risco feminino

As mulheres com formação STEM têm oportunidade de iniciar uma carreira no setor do capital de risco através do programa Women2Invest.

Se é mulher, com formação nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEM) e quer entrar no mercado do capital de risco, o programa Women2Invest pode ser a porta de entrada.

Trata-se de uma iniciativa de formação da Supernovas (EIT) que ensina os fundamentos da atividade de investimento e que conecta os participantes a oportunidades de estágio com fundos de capital de risco. A ideia é do Women2Invest é apoiar mulheres com estudos nas áreas referidas a lançarem as suas carreiras em capital de risco, promovendo o talento feminino STEAM no ecossistema de investimento, ao mesmo tempo que disponibiliza aos investidores acesso a um conjunto de talentos de mulheres promissoras para as suas equipas de investimento.

O programa de formação é promovido pela IE Business School e conta com a participação e alguns dos mais prestigiados profissionais do ecossistema europeu.

As inscrições estão abertas até 25 de junho e podem participar  mulheres licenciadas, com mestrado ou doutoramento em STEM, nacionais de um dos 27 Estados-membros da União Europeia, ou de um dos países associados do Horizonte Europa, e terem um interesse genuíno na indústria de capital de risco e em investimentos. O Women2Invest decorre durante três meses, com início marcado para setembro, e realiza-se exclusivamente online.

Recorde-se que na edição Women2Invest 2023 participaram 66 participantes, de 27 nacionalidades (com formações educacionais, níveis e áreas de experiência profissional diversas, incluindo pesquisa/academia, empreendedorismo, carreiras institucionais e corporativas) e 23 fundos recrutados para estágios. Mais de 25% dos participantes já têm empregos ou estágios obtidos durante ou após o programa.

O Supernovas é uma iniciativa comunitária do EIT  (uma rede colaborativa que compreende parcerias de longo prazo do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia, conhecidas como Comunidades de Conhecimento e Inovação – CCI) que visa aumentar a presença feminina no ecossistema de empreendedorismo e investimento, bem como apoiar mulheres já ativas nele.

Comentários

Artigos Relacionados