WEgate: o guia europeu para ajudar mulheres empreendedoras

Para que mais mulheres europeias possam lançar o seu próprio negócio, foi criada uma plataforma que oferece conselhos práticos e que conta com o apoio da Comissão Europeia.

As mulheres representam 52% da população europeia total, mas apenas 34,4% são trabalhadoras por conta própria e 30% estão em início de atividade. Tendo em conta este cenário, a União Europeia considera que ainda há falta de acesso à informação, à formação, ao financiamento e a redes de apoio, para não falar das dificuldades em conciliar vida profissional e familiar.

É neste contexto que surge o WEgate que oferece conselhos práticos sobre o que fazer para criar e manter uma empresa. Esta plataforma funciona como um portal para o empreendedorismo feminino na Europa, já que junta todas as informações e recursos necessários para criar e expandir uma empresa.

A plataforma dá dicas de como ter acesso a financiamento, a material para aprendizagem eletrónica, a oportunidades de estabelecer contactos e a informações sobre organizações locais de apoio em toda a Europa.

Para além da WEgate, as empreendedoras contam ainda com a comunidade europeia de “Business Angels”, que ajuda as mulheres empresárias na procura de financiamento, e uma rede europeia que, em representação de Governos e instituições nacionais, promove o empreendedorismo feminino.

Comentários

Artigos Relacionados