Web Summit: APEX Brasil escolhe 10 start-ups para incubar em Lisboa

Carlos Moedas anunciou a instalação do unicórnio Upwork em Lisboa, a APEX Brasil vai incubar 10 start-ups na capital portuguesa e o Rock in Rio Lisboa lançou uma start-up call para a Smart City of Rock. Estas foram algumas das muitas novidades reveladas ontem na Web Summit.

Com uma forte presença na Web Summit, a APEX Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), aproveitou o evento para anunciar que escolheu 10 start-ups brasileiras para integrarem o seu “programa de incubação” em Lisboa. Ou seja, durante nove meses as selecionadas ficarão no escritório da APEX em Portugal, para conhecerem o mercado português e para se internacionalizarem.

Jorge Viana, presidente da APEX Brasil, explicou que as start-ups brasileiras vão ficar “nove meses aqui em Portugal fazendo contactos, e vamos apoiar para ajudar no processo de internacionalização”. Acrescentou que a seleção recaiu sobre empresas que entenderam ter “o potencial de se internacionalizar e achamos que Portugal é um belo espaço para isso”.  No próximo ano, será dada oportunidade a outras 10 empresas que, à semelhança das deste ano, terão oportunidade de aprender com a experiência portuguesa de promoção de start-ups.

Jorge Viana sublinhou que a inteligência artificial é uma das áreas de inovação importantes no momento e considerou que o Brasil também deve ter o seu centro de inovação nesta área.

Americana Upwork é o 17.º unicórnio a instalar-se em Lisboa

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e Hayden Brown, CEO da Upwork,

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já tinha anunciado na sessão de abertura da Web Summit que durante o evento seria divulgado o 17.º unicórnio que iria instalar-se na capital portuguesa. O nome foi conhecido ontem e trata-se da norte-americana Upwork, que planeia abrir o primeiro escritório a capital portuguesa no segundo semestre do próximo ano, naquele que será o seu primeiro hub internacional. A informação foi divulgada em conferência de imprensa por Carlos Moedas e por Hayden Brown, CEO da Upwork, e tecnológica Upwork, que liga inteligência artificial, empresas e profissionais de todo o mundo, prevê a criação de 100 postos de trabalho.

“Estamos confiantes de que Lisboa é um sítio incrível para construir uma equipa”, afirmou Hayden Brown, afirmou estar confiante de que “Lisboa é um sítio incrível para construir uma equipa. O nosso foco é recrutar localmente. Queremos muito ter portugueses no escritório. Sabemos que o talento aqui é incrível e isso foi um fator determinante na nossa decisão”, destacou.

Para Carlos Moedas a entrada de mais um unicórnio no ecossistema nacional simboliza o sucesso da estratégia da cidade. “Hoje temos o 17.º unicórnio a chegar a Lisboa. Isto não é apenas sobre unicórnios, é sobre tudo aquilo que eles trazem: emprego, talento e oportunidades”, afirmou. “Desde o início da Unicorn Factory Lisboa , “82 empresas tecnológicas instalaram-se em Lisboa, com a criação de mais de 16 mil postos de trabalho”, frisou o presidente da CML.

Rock in Rio Lisboa e Liquid Innovation Co. lançam startup call para a Smart City of Rock

O Rock in Rio Lisboa e a Liquid Innovation Co. Lançaram durante a Web Summit, uma ação global para selecionar 20 start-ups que irão integrar a Smart City of Rock, um laboratório vivo de inovação que fará a sua estreia no Rock in Rio Lisboa 2026. Um laboratório orientado por dados, com um ambiente real para testar tecnologias em várias áreas distintas: Infraestrutura inteligente e gestão de dados; Mobilidade; Turismo e segurança; Saúde e bem-estar; Experiência de marca; Gestão operacional e ESG e educação, naquela que será a primeira edição de uma jornada de longo prazo, marcada pela construção contínua e inovação colaborativa.

O lançamento da startup call decorreu no palco da Unicorn Factory Lisboa, parceiro do projeto, que liderará o processo de seleção e integração, reforçando o papel de Lisboa como um hub internacional de start-ups, empresas e investidores, consolidando o compromisso da cidade com a inovação aplicada à sustentabilidade e à experiência urbana.

As 20 start-ups que melhor se posicionarem, de acordo com os critérios definidos, serão selecionadas para implementar, monitorizar e escalar as suas soluções no Rock in Rio Lisboa 2026 e terão a oportunidade de contribuir para a criação de ferramentas que melhorem a experiência do ecossistema da Cidade do Rock, incentivando também a criação de políticas urbanas mais inteligentes e sustentáveis em cidades, com o setor público e privado e com a academia.

“De Lisboa para o mundo, a Smart City of Rock é o maior palco de inovação viva — um ecossistema colaborativo onde as empresas, startups e cidades constroem, testam e medem soluções reais, ganhando validação e visibilidade e acelerando a agenda smart global e melhorando a vida das pessoas: um impulso global para investidores e empreendedores”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio Lisboa. As candidaturas podem ser efetuadas até 12 de dezembro.

Principais talks de hoje:

Keily Blair, CEO, OnlyFans e Jeff Berman, CEO/Co-Host, Masters of Scale ( Masters of Scale: Trust at the core of OnlyFans); Evan Sharp, co-founder Pinterest, e West e Biz Stone, co-founder, Twitter & West (Technology with soul: building with intention); Varun Anand, co-founder & COO, Clay, Dani Yogatama, Co-founder & CEO Reka, e Darrick Horton, co-Founder & CEO TensorWave ( Raising $100 million in 2025); Joseph Gordon-Levitt, Actor, Filmmaker and Entrepreneur (Your digital self should belong to you); Tim Berners-Lee, Founder of World Wide Web, e John Bruce, co-founder & CEO, Inrupt (Hanging in the balance).

Comentários

Artigos Relacionados