Walmart vai comprar start-up israelita de realidade aumentada

Com sede na Califórnia e escritórios em Israel, a plataforma de realidade aumentada e inteligência artificial da Memomi permite que os compradores experimentem os produtos virtualmente.

A gigante de retalho norte-americana Walmart vai adquirir uma start-up de realidade aumentada (RA), fundada por empreendedores israelitas, para impulsionar as suas operações de oftalmologia em todo o país.

Segundo o portal de tecnologia TechCrunch, o Walmart chegou a um acordo para comprar a Memomi, fundada em 2014 por Ofer Saban e Salvador Nissi Vilcovsky, por uma quantia ainda não revelada.

A Memomi desenvolveu uma plataforma de RA que permite aos clientes “experimentar” virtualmente produtos e roupas, e receber recomendações personalizadas com base no seu estilo e preferências. A empresa também desenvolveu o Memory Mirror, um espelho inteligente “mágico” em tamanho real através do qual os compradores podem percorrer digitalmente uma série de opções, enquanto gravam as suas sessões de teste. Estes espelhos foram instalados em cerca de três dezenas de lojas Neiman Marcus nos Estados Unidos, em 2019.

Entre os clientes da Memomi, encontram-se retalhistas como Sephora, L’Oreal e Lancome, além de marcas de luxo como Yves Saint Laurent, Dior e La Mer.

Esta não é a primeira vez que a Memoni trabalha com o Walmart. Desde 2019, a start-up israelita tem vindo a trabalhar com a gigante norte-americana, permitindo medições digitais de cuidados com a visão a clientes em mais de 2.800 centros de visão Walmart e 550 Sam’s Clubs (uma subsidiária do Walmart) e no SamsClub.com.

A aquisição agora anunciada “é o próximo passo no trabalho do Walmart para oferecer acesso personalizado e acessível aos cuidados óticos”, explica o Walmart.

“Os clientes estão à procura de acesso a cuidados digitalmente, nas suas casas, e comprar óculos não é diferente”, disse David Reitnauer, vice-presidente de Serviços Especializados do Walmart Health & Wellness. “Esta aquisição apoia a nossa missão de saúde e bem-estar de disponibilizar cuidados acessíveis às comunidades”, acrescenta o responsável.

Quando o acordo for oficialmente fechado e aprovado pelos reguladores – o que está previsto para as próximas semanas -, o Walmart diz que os funcionários da Memomi juntar-se-ão à Walmart Global Tech, a organização de serviços de tecnologia e negócios do Walmart, constituída por engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e profissionais de serviços comerciais.

Até agora, os termos e números do negócio não foram divulgados por ambas as partes.

A Memomi tem sede em Palo Alto, Califórnia, e escritórios em Paris e Tóquio, e um centro de P&D em Rehovot que é gerido por Saban, atual CTO. Saban foi anteriormente diretor de tecnologia da empresa de soluções de rede sem fio MobileAccess, que foi comprada pela empresa de tecnologia norte-americana Corning por 150 milhões de dólares (146 milhões de euros) em 2011.

Comentários

Artigos Relacionados