Vodafone anuncia 5G para testes em Lisboa
A rede de testes vai poder ser usada pelas empresas, universidades e start-ups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub
A Vodafone Portugal, anunciou hoje, em comunicado, que colocou “no ar” a primeira antena 5G a nível nacional. Está localizada no Parque das Nações, em Lisboa, na sede da operadora de telecomunicações. Através dela, a rede 5G fica disponível para que as empresas, universidades e start-ups que integram o centro de inovação Vodafone 5G Hub possam testar os seus projetos. Refira-se que a Anacom disponibilizou temporariamente o espectro que permite a realização destes testes em ambiente real.
Com instalação da antena 5G, que teve a parceria da Ericsson, serão disponibilizadas as tecnologias Massive MIMO e ‘beam forming’, duas das inovações que suportarão a próxima geração de comunicações móveis.
Três meses depois de ter realizado a primeira ligação 5G em Portugal com o protótipo de um smartphone 5G, a Vodafone dá agora mais um passo no percurso que tem vindo a desenvolver na preparação do lançamento comercial da quinta geração móvel.
Pedro Santos, responsável pelo Vodafone 5G Hub, acredita que os “projetos que se desenvolvam no nosso laboratório de inovação a partir da rede 5G vão contribuir para ficarmos a conhecer ainda melhor a tecnologia e, assim, explorar de uma forma muito mais concreta a sua utilização futura”.
Também João Nascimento, CTO da Vodafone Portugal, frisou que “com a instalação desta primeira antena 5G, a Vodafone Portugal materializa mais um dos seus compromissos constantes: potenciar a inovação, facultando, de forma aberta à sociedade e em prol do desenvolvimento e competitividade do país, tecnologia de ponta para que se criem projetos, investigações, produtos, serviços e modelos de negócio assentes na rede móvel do futuro.
Até ao final deste ano, a Vodafone pretende instalar mais antenas 5G entre Lisboa e Porto.








