5 inovações europeias que prometem surpreender
Carros voadores, criopreservação, emotional IA… eis algumas das inovações tecnológicas made in Europa e que prometem surpreender.
Os países europeus continuam a marcar o ritmo na quantidade de inovações tecnológicas e científicas que vão colocando no mercado. E apesar de não raras vezes serem ofuscadas por Silicon Valley, as start-ups europeias não deixam os seus créditos em mãos alheias, surpreendendo cada vez mais com as propostas “revolucionárias” que lançam. O portal EU-Startups reuniu cinco inovações recentes que prometem agitar o mercado.
Carros voadores, da Pal-V – A start-up holandesa Pal-V tem dedicado a última década ao desenvolvimento do seu veículo voador, o Liberty, de forma a que fosse aprovado para circular na União Europeia. O Liberty é descrito como o primeiro modelo de carro voador do mundo e os responsáveis esperam que comece a fazer entregas ainda no final deste ano. Para poder conduzir um veículo destes é necessário possuir licença de motorista e de piloto.
Imagens de satélite com super precisão, da ICEYE – Este projeto é de uma start-up finlandesa, a SpaceTech ICEYE que em 2018, lançou um satélite SAR com menos de 100 kg. Além disso, a ICEYE foi também o primeiro fornecedor da New Space a obter imagens com resolução SAR abaixo de 1 metro, o primeiro a demonstrar capacidades interferométricas e a primeira empresa a produzir vídeos SAR a partir de passagens individuais de satélite.
Criopreservação, da Tomorrow Biostasis – A alemã Tomorrow Biostasis está a inovar na área de criopreservação e tem um fee a partir de 35 euros por mês para quiser ser congelado criogenicamente após a morte legal. Este processo funciona através de um arrefecimento rápido que retarda drasticamente a degradação do corpo humano ao nível celular. Posteriormente, a equipa médica substitui o sangue por soluções crioprotetoras especializadas. Em seguida, um circuito de perfusão mantém o corpo estável e fresco, pronto para ser transportado. Finalmente, o corpo é arrefecido até atingir os 196°C e armazenado em nitrogénio líquido.
Emotion AI, da TWANY – Esta start-up alemã, fundada em Munique em 2017, é pioneira no campo da tecnologia de deteção de emoção com Inteligência Artificial (IA). Tem uma solução SaaS baseada na web para Do-It-Yourself que permite que qualquer pessoa descodifique instantaneamente emoções e estados humanos complexos. Com a ajuda de técnicas modernas das áreas de IA e Machine Learning, a TWANY permite que as máquinas entendam o comportamento humano e desenvolvam empatia. A equipa responsável por este projeto acredita que desbloquear o potencial do Emotion AI permitirá que a humanidade entre numa nova era de interação homem-máquina.
Tecnologia Touchless, da Gestoos – Instalada em Barcelona, Espanha, a Gestoos usa uma tecnologia que combina a visão computacional com a IA para redefinir como os humanos podem interagir com a tecnologia. Além de detetar gestos, formas e movimentos humanos, a tecnologia desenvolvida pela Gestoos pode interpretar os comportamentos para desencadear as respostas correspondentes.