Vodafone anuncia 5G Hub

Um laboratório de inovação para impulsionar a rede móvel do futuro em Portugal. Esta foi a novidade apresentada ontem pela Vodafone.
O 5G Hub, o laboratório de inovação divulgado ontem, está instalado na sede da Vodafone, no Parque das Nações, em Lisboa, e tem como objetivo criar um ecossistema propício ao desenvolvimento da nova tecnologia 5G para que se tire partido de todas as suas potencialidades. Este espaço de inovação apresenta-se como um centro aberto de produção de conhecimento que vai reunir vários parceiros ligados ao sector das telecomunicações, à indústria, universidades, investigadores e start-ups.
No âmbito deste projeto, a empresa de telecomunicações anunciou já uma parceria estratégica com a Ericsson. Contudo, o centro está a aberto à participação de universidades de referência em todo o país, tais como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como outras que se venham a juntar no futuro.
A UPTEC, parque tecnológico que presta apoio e mentoria a start-ups, assim como o Vodafone Power Lab, incubadora de projetos de empreendedorismo, também fazem parte deste Hub.
Com a implementação deste projeto, a Vodafone propõe-se criar as condições necessárias para se testarem e concretizarem casos práticos, disponibilizando para isso rádios 5G standard, assim que estes estejam disponíveis, bem como o acesso a uma rede core e plataformas de serviços. Paralelamente, serão instaladas antenas 5G nos polos universitários que integrem o Hub, para que os alunos acedam à tecnologia.
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, lembrou que, para a empresa, a “criação deste centro nevrálgico de inovação é um imperativo. Por um lado, é um testemunho das nossas maiores obsessões diárias – a inovação, esse desígnio de criar e de chegar mais longe, tornando o mundo mais próximo e antecipando o futuro, fazendo-o de forma aberta à sociedade e em prol do desenvolvimento e competitividade do país. Por outro, é uma consequência do ambicioso plano de investimento que a Vodafone pôs em marcha nos últimos cinco anos e que atingiu mais de mil milhões de euros”, concluiu.
O projeto foi apresentado ontem num encontro que contou com as presenças do secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins, do CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz, e do presidente da Ericsson Portugal, Luís Miguel Silva.