Vai abrir uma nova escola internacional em Lisboa

A Artemis Education, grupo internacional de escolas com presença na Europa e no Médio Oriente, vai abrir a Lisboan International School, em Setembro.

Com uma área total de 11.500 m², o campus é desenhado para acolher até 1 200 alunos. O projeto arranca com uma capacidade prevista para 150 a 300 estudantes, inclui laboratórios de ciência e tecnologia (STEM Hub), bibliotecas, salas de arte e design, estúdios de dança e música, um teatro com 170 lugares, espaços desportivos completos, ginásio, refeitório, zonas de lazer e salas de aula colaborativas.

Instalada no coração de Alcântara, a escola ocupa uma antiga fábrica de massas de 1908, reabilitada para responder às exigências do ensino do século XXI. Com um investimento superior a 75 milhões de euros, o projeto alia património histórico à inovação arquitetónica, numa visão assinada pelo arquiteto Frederico Valsassina, construída pela San Jose Construction e gerida pela Engexpor.

A Lisboan combina o currículo internacional britânico nos primeiros anos com a progressiva implementação do Bacharelato Internacional (IB), até ao Diploma Programme completo em 2027. A escola recebe alunos dos três aos 14 anos no arranque e alarga progressivamente até aos 18 anos.

Fora da sala de aula, os alunos participam no programa Lisboan Experience, que inclui atividades como robótica, fotografia, debate, aprendizagem de mandarim, serviço comunitário e desportos como remo, surf e escalada. Estágios, projetos de arte e ações de voluntariado também fazem parte do currículo alargado.

Com o mote “A Cidade é a Nossa Sala de Aula” a escola convida os alunos a explorar Lisboa de forma activa, seja através de estudos ambientais no Tejo, colaborações com artistas locais ou visitas a arquivos, startups e mercados da zona.

Com a sustentabilidade no seu ADN, o campus foi desenhado para ser neutro em carbono, com painéis solares, refrigeração passiva, iluminação LED, sistemas de poupança de água e tecnologia de drenagem. Um conjunto de práticas integradas assegura que os alunos aprendem, desde cedo, a importância da cidadania verde.

O diretor da instituição de ensino será Guðmundur Hegner Jónsson, um director internacional que liderou instituições como o Dulwich College (Seul) e a UWC Red Cross Nordic.

As admissões para o ano lectivo de 2025-2026 já se encontram abertas. Para informações sobre admissões.

Comentários

Artigos Relacionados