Urbanitae fecha operação de crowdfunding imobiliário no Porto
A operação da Urbanitae mobilizou um total de 1.283 investidores, de pequena e média dimensão. Com cinco milhões, financiaram a aquisição e comissionamento de um empreendimento de 96 apartamentos turísticos na Invicta.
Recém instalada em Portugal, a Urbanitae concluiu com sucesso a operação de crowdfunding imobiliário que tinha em curso na cidade do Porto relativa a um complexo de apartamentos turísticos. A plataforma espanhola de crowdfunding chegou a 1.283 investidores de pequena e média dimensão, que financiaram com 5 milhões de euros (montante máximo estabelecido por lei para os modelos de investimento colaborativo), o projeto para a construção e comissionamento do referido resort de 96 apartamentos.
O projeto consiste na aquisição de uma antiga fábrica, localizada na Rua Barão Forrester, imóvel que será totalmente remodelado para acomodar serviços turísticos em regime de aparthotel numa primeira fase e, posteriormente, arrendado ao operador internacional Numa Group. Após a estabilização do ativo, este será vendido a um investidor imobiliário ou a qualquer tipo de investidor interessado num investimento deste género, explicou a Urbanitae. A Caler Real Estate Advisory, empresa que oferece serviços de investimento, gestão e otimização de carteiras de bens imobiliários, é o promotor imobiliário desta operação.
A Urbanitae está presente em Portugal desde dezembro de 2023, e o empreendimento Barão Forrester é um dos dois projetos com que se estreia no mercado nacional. O segundo, denominado “Paulo Duque”, consiste no desenvolvimento de um edifício com seis apartamentos na Cruz Quebrada, em Oeiras. Neste caso, a plataforma já reuniu 277 investidores, que participam na operação com mais de um milhão de euros.
Brevemente, a Urbanitae vai abrir a financiamento um outro projeto situado em Lisboa, na Rua Alexandre Herculano, empreendimento composto por 11 apartamentos e um espaço comercial, com um investimento na ordem dos quatro milhões de euros. “Continuamos a estudar novas oportunidades de investimento em todo o país, com foco especial em ativos de grande dimensão. O nosso objetivo é atingir um volume de 20 milhões de euros em projetos financiados até ao final de 2024,” afirmou Simão Cruz, Country Director da Urbanitae Portugal.








