UpHill recebe um milhão de euros para projeto de I&D na área da saúde

O projeto de inteligência artificial liderado pela UpHill, com a Luz Saúde e Universidade da Beira Interior, é cofinanciado no âmbito dos incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico+CO3SO, do Portugal 2020.
A UpHill, o grupo Luz Saúde e a Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI) viram aprovado um projeto de Investigação e Desenvolvimento com um incentivo no valor de um milhão de euros, para a otimização de clinical pathways (ou percursos clínicos).
Garantir que todos os doentes são tratados de acordo com a melhor evidência científica e, consequentemente, assegurar maior segurança e melhores resultados em saúde, é o objetivo deste projeto que a UpHill designa de addPath, uma solução que recorre à Inteligência Artificial (IA) para promover a adesão dos profissionais de saúde às melhores práticas.
“O addPath permitirá avançar significativamente o conhecimento técnico-científico nos desafios enunciados, providenciando respostas e soluções que ainda obstruem a adoção de clinical pathways, posicionando este projeto como uma componente fundamental para a implementação generalizada da saúde baseada na evidência, a nível local, nacional e internacional”, explicou Eduardo Freire Rodrigues, cofundador e CEO da UpHill.
Desde que contacta pela primeira vez com um doente, até estabelecer o diagnóstico, efetuar um ato médico ou prescrever tratamentos, um profissional de saúde soma inúmeras decisões clínicas que devem estar assentes em evidência científica atualizada e aplicável a cada caso. Por este motivo, nos últimos anos, várias entidades têm-se dedicado à produção de orientações clínicas que ajudem os médicos no momento de decidir que caminho deve seguir um doente em particular. O addPath desenvolvido pela UpHill enquadra-se neste propósito de ajudar os profissionais de saúde neste processo, através do desenvolvimento de algoritmos de apoio à decisão clínica.
Como frisou Sílvia Socorro, vice-reitora para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento da UBI, “este é um projeto da máxima relevância pelo impacto que pode ter na melhoria da decisão clínica, quer para os profissionais de saúde, que melhoram a eficácia do seu desempenho, quer para os doentes que beneficiam da otimização das decisões adequadas à melhor resolução dos seus problemas de saúde”.
Acrescenta ainda que “o projeto addPath e a capacidade de inovação que lhe está associada estão em linha com os mais recentes avanços a nível internacional nesta área, esperando-se assim resultados muito promissores”.
Recorde-se que a UpHill surgiu em 2015 pela mão de três médicos e desenvolve software e conteúdos médicos para apoio à decisão clínica e análise da qualidade em hospitais e outras instituições de saúde. Atualmente, já tem uma presença consolidada no setor hospitalar em Portugal, projetos com multinacionais farmacêuticas em Portugal, na Grécia, Noruega, Países Baixos e Suécia.