Universidade dos Açores cria a sua primeira spin-off

A Biotech Synergy atua nos setores agrícola, ambiental e saúde e é a primeira spin-off da Universidade dos Açores.
A Universidade dos Açores (UAc) acaba de criar a primeira spin-off, a Biotech Synergy. Trata-se de um projeto que materializa o conhecimento dos cientistas da academia açoriana para potenciar a inovação tecnológica em setores como a agricultura, o ambiente ou a saúde. Isto é, pretende aplicar anos de investigação no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, transferência de conhecimento, formação, consultoria e prestação de serviços nos domínios da biotecnologia aplicados aos sectores agrário, ambiental, bioindustrial e da saúde e bem-estar.
Um dos exemplos é a agricultura de precisão, nomeadamente na melhoria da produção de leite na região, evitando desperdícios e melhorando processos que permitem a diminuição de tempo de execução e a eliminação de falhas.
A apresentação e assinatura do contrato de criação da spin-off decorreu no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, tendo como promotores os investigadores do Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA) da UAc, Artur Machado, Duarte Mendonça, Susana Lopes e Ana Rita Azevedo. Os promotores da Biotech Synergy pretendem, assim, aplicar e disseminar o seu conhecimento de modo a maximizar o potencial da região.
A assessoria jurídica da criação da primeira spin-off da Universidade dos Açores foi assegurada pela PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados.