Universidade Católica é a universidade mais empreendedora do país em 2024
A Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto são as três instituições de ensino superior com mais empreendedores. Face a 2023, o número de alumni founders aumentou por instituição de ensino.
A Startup Portugal lançou hoje a terceira edição do Portugal’s Entrepreneurial University Ranking, que apresenta e distingue as Universidades portuguesas com mais alumni empreendedores. A Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto ocupam as primeiras três posições do ranking, respetivamente.
Em relação ao ranking de 2023, a Universidade Católica Portuguesa sobe um lugar e a Universidade de Lisboa sobe dois, ocupando o primeiro e segundo lugares respetivamente. A fechar o pódio, ficou a Universidade do Porto, que desce duas posições em relação à edição do ano passado, seguindo-se da Universidade NOVA de Lisboa e do ISCTE, que completam o TOP 5.
Para este estudo foram utilizados os dados da Dealroom.co, uma plataforma em constante atualização global de dados de inteligência sobre startups, inovação, empresas de elevado crescimento e ecossistemas, a partir dos quais foi possível concluir que existem, pelo menos, 2333 alumni founders distribuídos pelas 10 melhores instituições de Ensino Superior em Portugal. Isto representa um crescimento médio de 42% face ao ranking de 2023.
“Lançámos este ranking com o intuito de divulgar o empreendedorismo universitário e incentivar uma crescente adoção de projetos inovadores nos seus programas curriculares”, explica António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, citado em comunicado.
O documento destaca ainda o investimento total gerado até ao momento por star-tups fundadas por alumni das universidades do top-10, que ultrapassa os 11 mil milhões de euros, com a Universidade de Lisboa a liderar com cerca de 3 mil milhões de euros em investimentos, seguida pela NOVA University Lisbon, com cerca de 2 mil milhões de euros, e pela Universidade do Porto, com perto de 1,5 mil milhões de euros.
Para esta edição, mais de 60 instituições foram convidadas a participar no ranking, atualizando os seus perfis e as start-ups mapeadas na plataforma Dealroom da Startup Portugal – a Ecosystem Mapping Platform.