Unicorn Week: Lisboa Innovation for All anuncia vencedores

Foram divulgados os três vencedores do prémio de inovação social Lisboa Innovation for All. Participaram 325 candidaturas de 40 países.

Growappy, na categoria Educação de Qualidade, Equivalence, na categoria Integração de Migrantes, e Usawa Care, categoria de Acesso a Cuidados de Saúde, são as start-ups vencedoras Lisboa Innovation for All, evento que decorre em paralelo com a Unicorn Week, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Lisboa dedicada à inovação e que decorre esta semana, até dia 6.

A solução da Growappye que tem como objetivo reduzir a carga burocrática dos profissionais de educação e facilitar a comunicação entre escolas e famílias, estabeleceu parcerias com 23 instituições, totalizando mais de 6.500 utilizadores. Durante a fase-piloto foram poupados mais de 100 minutos por dia em tarefas administrativas pelos profissionais de educação e efetuadas mais de 40 interações semanais das famílias com a plataforma.

A Equivalence apresentou uma solução que faz a correspondência entre experiências passadas de migrantes (educação, empregos e voluntariado) e experiências equivalentes no país para onde o utilizador migrou. A plataforma já conta com mais de 170 inscritos e 12 parceiros estratégicos.

Já a Usawa Care oferece um modelo com recurso a IA que permite escalar o número de crianças que um único pediatra pode acompanhar em segurança, com tempo de resposta inferior a 15 minutos. Durante a fase de prova de conceito, colaborou com mais de 40 instituições e conta atualmente com mais de 600 utilizadores, registando uma média de 10 consultas por semana. Qualquer um destes projetos foi testado com organizações e residentes de Lisboa e serão implementados na cidade, usando a tecnologia para resolver desafios sociais na cidade.

Cada start-up vencedora receberá um prémio de 120 mil euros para continuar a desenvolver a sua solução e apoiar a implementação do seu projeto na cidade de Lisboa. Assim, durante o próximo ano, as soluções continuarão a ser testadas em contexto real, em colaboração com várias instituições, com o objetivo de expandirem o seu impacto.

Recorde-se que o Lisboa Innovation for All nasceu da distinção de Lisboa como Capital Europeia da Inovação em 2023, atribuído pela União Europeia, ocasião em que a Câmara Municipal anunciou que o valor do prémio (um milhão de euros) seria investido no desenvolvimento de projetos de inovação social. Ao longo dos últimos meses, o Innovation for All envolveu mais de 150 instituições e 5 mil pessoas para testar as soluções em creches, escolas, lares e outras organizações da cidade.

Este ano a competição recebeu mais de centenas candidaturas, o que levou Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory, a afirmar que “este prémio é um marco significativo para Lisboa, traduzindo-se em impacto tangível no dia a dia da cidade, em áreas críticas como saúde, educação e imigração. Recebemos mais de 300 candidaturas oriundas de 40 países, o que demonstra que Lisboa é hoje uma cidade capaz de atrair talento internacional e transformar inovação em impacto real”.

Comentários

Artigos Relacionados