O que esperar do empreendedorismo feminino em 2024

Compreender o protagonismo feminino no mundo dos negócios, as principais tendências e oportunidades para o sucesso das empreendedoras é o objetivo do  Instituto Rede Mulher Empreendedora, Brasil, que também contemplou o mercado português.

O empreendedorismo feminino tem vindo a ganhar cada vez mais destaque nos últimos anos, e as perspetivas para 2024 são promissoras. As mulheres têm conquistado espaços significativos nos mais diversos setores, contribuindo não apenas para o crescimento económico, mas também para a construção de um mercado mais diversificado e inclusivo. O crescimento do número de empreendedoras em Portugal é significativo e, de acordo com o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE) de 2022, o país é o 6.º maior do mundo neste segmento.

De acordo com a pesquisa “Empreendedoras e seus negócios 2023”, realizada pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) do Brasil, a partir de 4.180 entrevistas com empresárias, a principal motivação para as iniciativas femininas no universo empreendedor é a necessidade de independência financeira (55% das participantes), enquanto os outros 40% afirmaram ter tido uma boa oportunidade.

Ainda de acordo com o estudo, os segmentos em que a presença feminina prevalece são os de alimentação e bebidas, beleza, cosméticos, artesanato e vestuário. No entanto, também existem diversas outras possibilidades de atuação e inovações que prometem ser tendências para o mercado em 2024.

Tendências para o empreendedorismo feminino em 2024

Empresas sustentáveis e sociais
O compromisso com a sustentabilidade ganha destaque e as empreendedoras estão a alinhar os seus negócios com práticas cada vez mais conscientes, a fim de satisfazerem uma procura crescente por produtos e serviços sustentáveis que beneficiem a comunidade. Um estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, constatou que as mulheres estão mais envolvidas em questões ambientais e ecológicas, produzem menos resíduos e carbono, e reciclam mais.

Negócios com propósitos bem definidos
Além do lucro, as empreendedoras estão a procurar propósitos significativos para orientar a sua atuação. Empresas que incorporam valores éticos e sociais, contribuindo para um mundo melhor, ganham a preferência tanto de consumidores quanto de investidores.

Diversidade e inclusão nas organizações
As empreendedoras estão a priorizar a diversidade nas suas equipas e a inclusão nas suas estratégias. Esta abordagem reflete valores éticos, mas também impulsiona a criatividade e a produtividade.

Comércio eletrónico em alta
O comércio eletrónico é uma realidade cada vez mais presente entre as empresárias. Seja através de lojas online, marketplaces ou produção de conteúdo, elas exploram as possibilidades do mundo digital para expandir os negócios.

Comportamento positivo
As mulheres empreendedoras enfrentam desafios com uma abordagem otimista, transformando obstáculos em oportunidades de crescimento e aprendizagem. Além disso, os empreendimentos geridos por mulheres valorizam as emoções humanas e as habilidades individuais. Esta constatação foi justificada pelo estudo realizado pela consultora global de gestão de negócios Korn Ferry Hay Group, com 55 mil profissionais, de 90 países. Mostrou que o público feminino possui 11 das 12 competências de inteligência emocional, superando os homens.

Tecnologia como aliada
O mundo digital abre novas fronteiras para empreendedoras. O uso estratégico da tecnologia, seja para aprimorar operações, alcançar novos mercados ou inovar em produtos, será uma chave para o sucesso em 2024.

Quais os segmentos as mulheres podem empreender? 

Turismo
Portugal tem vindo a atrair turistas não só do próprio país, mas de todo o mundo. Apenas em 2022, 26,5 milhões de pessoas visitaram o país, sendo que 15,3 milhões eram estrangeiros. A região costeira, especialmente o Algarve, é um dos destinos populares durante as férias de verão. As mulheres podem focar-se em negócios relacionados com o setor turístico, desde a gestão e abertura de hotéis e hostels, até serviços de guia e passeios guiados. 

Setor alimentar
De acordo com a Associação Vegetariana Portuguesa – AVP, aproximadamente 120 mil portugueses são vegetarianos. Além da redução de consumo de carne, os cidadãos estão cada vez mais interessados em adotar um estilo alimentar mais saudável. As empreendedoras podem concentrar-se em mercados voltados para uma alimentação mais saudável ou abrir restaurantes e espaços que ofereçam esse tipo de serviço.

Beleza, moda e estética
Para as mulheres que desejam empreender, os setores mais femininos estão a atrair cada vez mais a atenção das portuguesas. Segundo informações do barómetro e-Shopper de 2022 sobre o comportamento de compras online em Portugal, as pessoas estão a comprar muito no segmento de moda, beleza/saúde e calçado.

Aproveitar o crescimento do setor feminino com lojas online pode ser um foco para empreender. Desde a oferta de produtos (como roupas, maquilhagem e calçado), acessórios (como o relógio feminino, smartwatch e joias), até serviços estéticos (como salões de beleza especializados em unhas e cabelos).

Comentários

Artigos Relacionados