Unicorn Factory inaugura greenhub em Lisboa. Mobilidade e energia são áreas chave.
Numa parceria com a Amazon, a Critical Software, Grupo Brisa e Mota-Engil Renewing, a Unicorn Factory Lisboa quer fomentar inovação em sustentabilidade e mobilidade através do novo greenhub.
A Unicorn Factory Lisboa, com a Câmara Municipal de Lisboa, acaba de inaugurar o greenhub, o novo pólo de inovação na capital. Instalado na zona de Entrecampos, concretamente no edifício da Critical Software, este greenhub dedica-se ao empreendedorismo sustentável, em setores como mobilidade e energia, entre outros, e tem como parceiros estratégicos a Critical Software, o Grupo Brisa e a Mota-Engil Renewing.
O novo espaço inclui também uma parceria com o Clean Energy Accelerator da Amazon Web Services, que terá a sua primeira base física para acolher os empreendedores que participem no acelerador, e que poderão desenvolver e testar as suas soluções a partir de Lisboa. Conta também com a parceria com a Cleantech for Iberia, organização Ibérica de promoção da inovação em sustentabilidade, apoiada pela Breakthrough Energy fundada por Bill Gates.
Este terceiro hub inaugurado pela Unicorn Factory (depois do lançamento do gaminghub e web3hub que já contam com 98 empresas e 438 pessoas), e tem como principais objetivos desenvolver o ecossistema de inovação no vertical da sustentabilidade e mobilidade, atrair conhecimento académico, talento e investimento, bem como albergar empresas que criem soluções em várias áreas com apoio de tecnologias verdes.
Nesta fase de arranque, o novo espaço tem 16 empresas e 110 colaboradores. O hub dispõe de um espaço de coworking para 12 pessoas, nove salas privadas (55% delas já ocupadas) e ainda um lounge para a realização de eventos, sessões de networking e workshops.
É ainda possível as start-ups associarem-se ao greenhub de forma remota, acedendo a especialistas e mentores, e a todas as atividades relevantes para a comunidade, e a oportunidades exclusivas de parceiros nos principais sectores de greentech.
Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, lembra que “a aposta em tecnologias verdes é uma tendência muito relevante no mundo empresarial e no consumo, por forma a promover um desenvolvimento sustentável. Na Unicorn Factory Lisboa, acreditamos que Portugal e Lisboa podem ter um papel-chave no desenvolvimento da inovação neste setor, em áreas que tenham impacto na vida das pessoas”. Acrescenta que “a criação do greenhub, em colaboração com os nossos parceiros estratégicos, permitirá agregar talento e apoiar projetos inovadores, exponenciando as ações e programas que já desenvolvíamos dedicados a este tema, como é o caso do Programa Clean Future para a inovação destinada a cidades inteligentes”.








