UMa vai ter centro de investigação para o empreendedorismo
A ideia é desenvolver o espírito empreendedor entre a comunidade académica. O centro vai proporcionar ajuda aos alunos e criar condições para estabelecer parcerias com o setor privado.
A partir de janeiro de 2022, a Universidade da Madeira (UMa) vai contar com um centro de investigação para o empreendedorismo, o Ocean. A ideia, segundo o fundador, é estimular nos estudantes e na comunidade académica o espírito empreendedor.
“Esse centro de investigação pretende fazer a ligação para toda a comunidade de uma forma transversal. Não só trabalharmos dentro dos cursos, por exemplo, de Gestão e Economia, mas também dentro de outras áreas que têm mais dificuldade em empreender por falta de conhecimentos de base nas suas formações, nomeadamente nas áreas das Humanidades, das Biologias e das Ciências”, explicou Eduardo Leite, fundador do Centro de Investigação para o Empreendedorismo da UMa, referindo que um dos objetivos do centro é captar investimento através de parcerias com o setor privado.
Em relação à inovação, Eduardo Leite diz que a Madeira está atrasada em vários indicadores: “desde as competências digitais, desde pessoal qualificado, estamos a falar de superqualificado ao nível de mestrado e doutoramento, empresas que consigam absorver pessoal qualificado com esse tipo de competências que também não existem na nossa região. Por isso, a ideia é tentar criar condições para que isto se torne uma realidade
Além da plataforma online, o Centro de Investigação para o Empreendedorismo vai ter uma sede física, mas ainda não está decidida a sua localização.
A UMa conta já com 17 cursos com disciplinas de empreendedorismo.