Como ser um empreendedor de sucesso, segundo o criador das memórias USB

A autoexigência e o positivismo são atitudes chave para desenvolver um projeto de sucesso, segundo Dov Moran, um dos inventores da memória de armazenamento USB.

Um dos inventores da memória USB e sócio diretor da empresa de investimento Grove Ventures, Dov Moran, revelou o que considera importante para se ser um empreendedor de sucesso durante a feira 4YFN, organizada pela Mobile World Capital Barcelona (MWCB) em colaboração com a GSMA, a associação que agrupa os principais operadores de telefonia móvel do mundo.

No seu discurso, que teve lugar no pavilhão de exposição do Banco Sabadell, em Espanha, com capacidade para 500 assistentes, Moran recriou o cenário com o qual se deparam os empreendedores, tendo solicitado a ajuda a cinco voluntários para interpretaram diferentes papéis do ecossistema empreendedor.

Nascido em 1955 numa povoação próxima de Tel Aviv, este engenheiro eletrotécnico apresentou um discurso no qual, sob o título “És um empresário. Agora a pregunta é: de que tipo?…”, apelou à autoexigência e ao positivismo como elementos essenciais na personalidade de todos os que querem desenvolver o seu próprio projeto empresarial.

O empreendedor referiu-se ainda às “múltiplas adversidades” com as quais se encontram diariamente os empreendedores, embora tenha destacado a necessidade de “não se deixar tentar, apesar das más noticias”.

“Quiçá seja necessário bater a 100 portas, das quais só uma estará aberta”, indicou Moran, referindo que a principal dificuldade é que “muitas vezes os empreendedores estão perante a porta adequada, mas não sabem entrar nela”.

Por isso, realçou a necessidade do empreendedor fazer parte de uma equipa, ser capaz de fazer de guia e de tornar-se no melhor conhecedor do ambiente no qual atua, a fim de alcançar “o sucesso real” que, na sua opinião, não se consegue após uma primeira tentativa, mas através de muito esforço e, o mais importante, de uma boa ideia.

Comentários

Artigos Relacionados