Três start-ups portuguesas distinguidas nos EIT Innovation Awards 2025 da UE

A MYLeukaemia, a ProSpec e a SmartRoads sobressaíram em diferentes categorias, destacando Portugal no principal prémio europeu que reconhece ideias inovadoras e promissoras dentro do ecossistema do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).

Os EIT Innovation Awards 2025 decorreram em Budapeste, no dia 25 de novembro, e tiveram três start-ups portuguesas entre os vencedores. Organizado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), organismo da União Europeia, os prémios distinguiram a MYLeukaemia na categoria Saúde e com o Prémio Especial para as Regiões Ultraperiféricas (OMR). Já a ProSpec sobressaiu em Matérias-primas e a SmartRoads foi premiada em Cidades Inteligentes e Mobilidade.

O EIT Jumpstarter é um programa de pré-aceleração criado pelo EIT, sediado em Budapeste, para ajudar a levar ideias inovadoras ao mercado. O seu objetivo passa por transformar resultados científicos em negócios viáveis e fortalecer o ecossistema de inovação na Europa Central, Oriental e do Sul. No EIT Jumpstarter Grand Finale, 42 equipas selecionadas entre 908 candidaturas de mais de 22 países competiram por um prémio total de 132.500 euros. Representantes de 17 países chegaram à final, tendo apresentado os seus projetos numa competição de pitch ao vivo na capital húngara, em sete categorias industriais, que vão da alimentação à energia. Três vencedores foram escolhidos em cada categoria, recebendo cada um prémio de 10 mil euros. No total, foram atribuídos 132.500 euros a 21 startups participantes.

Foram atribuídos prémios especiais aos melhores projetos dos Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia e Kosovo), dos Estados-membros do Mediterrâneo (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Espanha, Turquia, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Albânia) e das Regiões Ultraperiféricas (OMR) (França: Guadalupe, Guiana Francesa, Reunião, Martinica, Mayotte, Saint-Martin; Portugal: Açores, Madeira; Espanha: Ilhas Canárias).

No entanto, os EIT Innovation Awards 2025 não se limitaram apenas a acolher o EIT Jumpstarter Grand Finale. No evento, foram também reconhecidas mulheres ucranianas que promovem a inovação no seu país devastado pela guerra, no âmbito do programa EIT Red Kalyna. Os prémios do EIT destacaram negócios inovadores dentro do ecossistema EIT, enquanto, no EIT Jumpstarter Next, membros e equipas selecionadas da comunidade EIT receberam apoio para a sua expansão internacional.

Vencedores e finalistas de 2025:

  • Saúde: MYLeukaemia; finalistas: Prospect Biotech, CheMOnitor
  • Alimentação & Agritech: Polium Scientific; finalistas: BOREAL CACAO Ltd, AquaBoostNano
  • Energia & Renováveis: RenU Fuel Solutions; finalistas: Beaver Nexus, ARKai
  • Novo Bauhaus Europeu: MycoNest; finalistas: Groundwork, Virtual Sound Media
  • Matérias-primas: ProSpec; finalistas: OPS Technologies, Chitolastic
  • Reconstruir a Ucrânia: Mindship; finalistas: VR Revive, OMG Tetra
  • Cidades Inteligentes e Mobilidade: SmartRoads; finalistas: BridgeAID, SignalWings
  • Prémio Especial Balcãs Ocidentais: AquaBoostNano
  • Prémio Especial Estados-Membros do Mediterrâneo: RenU Fuel Solutions
  • Prémio Especial Regiões Ultraperiféricas (OMR): MYLeukaemia

É inspirador ver como, a cada ano, o programa atrai ideias cada vez mais fortes e inovadoras. Os finalistas deste ano demonstraram grande potencial para causar um impacto real nas suas indústrias, e temos orgulho em apoiar a sua jornada desde conceitos iniciais até soluções escaláveis. A sua paixão e dedicação são realmente admiráveis, e estou confiante de que irão moldar o futuro da inovação na Europa”, afirmou Kristina Lovrek, Coordenadora de Projetos do Regional Innovation Scheme (RIS).

Desde 2017, o programa EIT Jumpstarter ajudou a criar 140 start-ups, formou mais de 1.200 participantes, gerou mais de 2 mil novos empregos e atraiu aproximadamente 150 milhões de euros em investimento externo.

Comentários

Artigos Relacionados