Transformação empresarial no setor agroalimentar é tema de webinar

A Indústria 4.0, Economia Digital e Economia Circular serão os temas em destaque no webinar agendado para quinta feira.

A PortugalFoods realiza, esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, um webinar dedicado ao tema “Fomento da transformação empresarial – Indústria 4.0, Economia Digital e Economia Circular”.

A proposta desta associação reconhecida como cluster do setor agroalimentar português, passa por analisar os constrangimentos das empresas agroalimentares portuguesas e como estes podem ser colmatados através da aposta na indústria 4.0, economia digital e economia circular. Serão ainda apresentados guias informativos que explicam, passo a passo, como as empresas do setor podem implementar e fomentar a sua evolução tecnológica, a partir da Indústria 4.0 e Economia Digital, bem como adotarem modelos de Economia Circular.

O Guia Informativo sobre Economia Circular no Setor Agroalimentar será apresentado por Teresa Oliveira, da WEDOTECH; o Guia Informativo sobre Indústria 4.0 no Setor Agroalimentar e o de Economia Digital no Setor Agroalimentar por António Teixeira, da WellAdvisedCo.

O webinar será ainda palco para a apresentação das principais conclusões do estudo de benchmarking internacional, que identifica e analisa casos de sucesso relevantes para as empresas do setor agroalimentar.

Susana Figueiredo, da Sociedade Portuguesa de Inovação, vai apresentar o Relatório sobre Constrangimentos e Necessidades do Setor Agroalimentar ao nível das Temáticas da Indústria 4.0, Economia Digital e Economia Circular; João Ávila, da Sociedade Portuguesa de Inovação, o Estudo Internacional de Benchmarking.

Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto “PortugalFoods_Qualifica”, que tem como objetivo sensibilizar e dinamizar o setor agroalimentar nacional, através da partilha sobre tendências, prioridades e boas práticas em temáticas emergentes.

Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, reconhece que “a dinamização de iniciativas que promovam o conhecimento a respeito destas temáticas e a sua adoção pelas empresas do setor é fundamental para otimizarem os seus processos, de forma integrada e inteligente. A implementação permitirá às empresas sustentarem e acelerarem a sua tomada de decisão, gerirem com eficiência, alcançando maior competitividade e rentabilidade”.

Comentários

Artigos Relacionados