Tradição e inovação nos negócios familiares em debate na CATÓLICA-LISBON
“Tradição e Inovação: Dilema ou Paradoxo” é o tema do primeiro Family Business Day que a CATÓLICA-LISBON está a organizar para o próximo dia 10 de maio. O evento é gratuito.
As empresas familiares representam cerca de 80-90% de todas as empresas a nível mundial. Em Portugal estima-se que mais de 70% das empresas sejam empresas familiares, sendo responsáveis por 65% dos empregos e por mais de 50% da contribuição do setor privado para o PIB nacional.
No entanto, gerir uma empresa familiar requer uma abordagem multidisciplinar. Para além dos problemas habituais que qualquer empresa encontra no caminho, para sobreviver e prosperar, as empresas familiares enfrentam desafios adicionais, que são o resultado das dinâmicas familiares.
Estes e outros temas estarão em destaque no próximo dia 10 de maio, no primeiro Family Business Day, uma iniciativa da CATÓLICA-LISBON que tem como objetivo debater a temática da ligação entre a tradição e a inovação nos negócios familiares.
De acordo com Liliana Dinis, Professora da Cadeira Mastering Family Business e responsável pela esta iniciativa, “quando pensamos em empresas familiares, temos a tendência para pensar em tradição, mas também em sustentabilidade, visto que um dos seus principais objetivos passa por deixar um negócio saudável para a geração seguinte. Para que isto seja possível, há que estimular negócios que permitam criar boas perspetivas para o futuro de várias gerações, através de ações empreendedoras”.
“A tradição envolve a acumulação de know-how e práticas transmitidas de geração em geração, podendo inclusivamente ser vista como um recurso distinto e único, inimitável pelos seus concorrentes. As empresas que conseguirem inovar, alavancadas na sua tradição, tornam-se assim capazes de criar e nutrir vantagens competitivas”, acrescenta a responsável.
O evento, que decorre entre as 9h00 e as 17h00, é gratuito, aberto a toda a comunidade civil e, no decorrer do mesmo, os participantes vão poder assistir a apresentações, workshops e painéis de discussão com investigadores, consultores e líderes empresariais de empresas familiares.