As start-ups que completem o programa de incubação da Demium poderão aceder ao novo fundo de investimento de 30 milhões de euros do Think Bigger Capital, que aposta na área da tecnologia e inovação.

A Think Bigger Capital, um fundo integrado no grupo Demium Startups, lançou o seu primeiro fundo com uma dimensão-alvo de 30 milhões de euros. O fundo espanhol vai concentrar os seus investimentos no domínio da tecnologia e inovação na Europa. Pretende investir 100 mil euros por uma participação no capital de cada star-tup que completar o programa de incubação Demium Starups, e for selecionada pelo comité de investimento. Além disso, reserva 300 mil euros por start-up investida para um eventual follow-on.

Instalada no mercado nacional há cerca de 2 anos, a espanhola Demium Startups, criada em 2013, é uma incubadora  pré-ideia e pré-equipa, que impulsiona empreendedores com motivação para iniciar o seu próprio negócio.  Proporciona mentoria, formação, networking permanentes e, agora, abre a possibilidade às start-ups de receberem 100 mil através do fundo de investimento Think Bigger Capital.

A criação da Think Bigger Capital representa uma mudança no posicionamento e proposta de valor da Demium, que agora em como estratégia angariar uma família de fundos regionais para investir em start-ups em Espanha, Portugal, Grécia e Europa de Leste.

Diogo Patão, Head of Incubation da Demium Lisboa, esclareceu em comunicado que “a Demium e a Think Bigger Capital vêm preencher uma lacuna de mercado que se tem agravado ao longo dos anos. Os investidores “anjos” e as capitais de risco que anteriormente se focavam em rondas pre-seed, têm-se agrupado e levantado fundos cada vez maiores, tendo vindo a migrar para investimentos maioritariamente seed ou pre-series A. Este fundo representa assim uma janela de oportunidade para a angariação do primeiro investimento e consolidação das startups em fase pre-seed”.

Atualmente, a Think Bigger Capital já angariou 78% do volume previsto do fundo. Entre os  seus investidores “âncora”, estão nomes como a Fond-ICO Global, o fundos público de capital de risco espanhol e o IVF (Institute Valencià de Finances) Fund Program para start-ups baseadas em TIC de alto crescimento (com a participação do FEDER – Fondo Europeo de Desarrollo Regional),  bem como múltiplos escritórios espanhóis e europeus.

Em sete anos de atividade, a Demium Startups  realizou mais de 120 eventos “AllStartup” em seis países e já lançou 195 projetos, dos quais 155 foram transformados em empresas com avaliação conjunta de 200 milhões de euros. Refira-se que o programa de incubação Demium ocorre cinco vezes por ano.

Em Lisboa, a incubadora tem no portefólio projetos como a Hug-a-Group – plataforma de apoio psicológico com terapias de grupo online  e a InovLabs, uma start-up educacional que aconselha escolas e professores na implementação da educação STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics).

“O nosso objetivo é que qualquer interessado em enveredar pelo empreendedorismo ou que já tenha um projeto early-stage em Portugal, veja a Demium como a aposta segura desde a criação da equipa, até à obtenção do primeiro investimento”, assegurou Léo Capelossi, Head of Talent da Demium Lisboa.

Comentários