Tendências na procura de talento na indústria automóvel
Um relatório do grupo Adecco sobre o “Futuro do Talento na Indústria Automóvel e da Mobilidade” encontrou seis tendências que as empresas do setor não devem descurar no desenvolvimento dos seus negócios.
A análise recente do grupo Adecco avalia a forma com a tecnologia está a reformular a indústria automóvel, a mobilidade e o modo como as empresas podem ajustar as suas prioridades estratégicas de talento para se posicionarem de forma competitiva numa indústria em que a transformação digital é crescente.
O relatório “Futuro do Talento na Indústria Automóvel e da Mobilidade” salienta que na indústria automóvel acentuou-se a procura de especialistas, com ênfase no papel assumido pela geração Z, contrariamente à realidade de outros setores de atividade em que o perfil generalista ganhou preponderância com a crise pandémica. Até 2030, o relatório para a indústria automóvel identificou seis tendências.
# IA e IoT (Internet of Things)
Em 2030, a indústria automóvel será diferente da atual. As empresas do setor estão a antecipar o crescimento e a necessidade de contratação de colaboradores com formação nas áreas de automação, robótica, e Inteligência Artificial (IA). São estes os talentos que virão a marcar os próximos 10 anos deste setor.
# Veículos autónomos
Segundo o estudo, estima-se que os veículos autónomos (self-driving) sejam uma realidade até 2030, o que exige um conjunto de competências inteiramente novas na aprendizagem de máquinas, visão por computador, processamento de sensores e mais para conceber a inteligência orientadora dos automóveis autónomos.
# Veículos elétricos
Continuarão a ter um grande impacto na indústria automóvel e prevê-se que entre 25% a 35% de todos os carros vendidos em 2025 serão híbridos, plug-in ou veículos totalmente elétricos. O relatório indicia que esta procura irá colocar uma pressão crescente nas empresas para construírem uma nova plataforma para apoiar tecnologias de condução avançadas.
# Requalificação e aumento de profissionais especializados
Esta é outra das tendências já que as empresas terão de aumentar ou requalificar a sua força de trabalho para satisfazer a procura de diferentes tipos de engenheiros, especialistas e equipas de serviço.
# Mobilidade partilhada
A partilha de automóveis, aluguer, leasing ou trânsito responsivo devera duplicar até 2030. As novas empresas de mobilidade são ágeis, flexíveis na gestão de ativos, considerando parcerias e contratos de curto prazo que vão para além dos serviços de mobilidade, entre os quais fornecer equilíbrio da frota, reparação de veículos, gestão de frotas, gestão de combustível na frota, e carregamento da frota elétrica.
# Geração Z
Esta geração emergirá como a decisora-chave em todo o mundo, mudando os padrões e comportamentos dos consumidores.