Tecnológicas procuram cada vez mais profissionais não tech

O crescimento de profissionais não tecnológicos em empresas tecnológicas tem vindo a aumentar. Customer Success Managers, Especialistas em Investimento e Inovação ou Product Marketing Managers são alguns exemplos das funções procuradas.

À medida que as organizações procuram escalar, os papéis focados no crescimento do negócio, operações e envolvimento com clientes estão a revelar-se tão vitais quanto o talento tecnológico, o que tem feito aumentar a procura por cargos não tecnológicos. A avaliação é da ambi.careers, um marketplace global de talentos em áreas não tecnológicas para o setor tech, que considera que o equilíbrio entre talento técnico e não técnico tornou-se indispensável para o crescimento sustentável das empresas tecnológicas.

Leo Capelossi, CEO da ambi.careers, explica que “estamos a assistir a uma clara mudança na forma como as empresas tecnológicas estruturam as suas equipas. Embora o talento tech continue a ser essencial, o sucesso destas empresas depende cada vez mais de profissionais com um foco comercial, operacional e no cliente. Essas funções geralmente exigem uma mentalidade de start-up – indivíduos dinâmicos e adaptáveis a mudanças rápidas, especialmente com a expansão e integração da IA”.

Identificar e integrar profissionais especializados em áreas-chave, como vendas, marketing e inovação, é  atualmente um dos principais desafios para responder às exigências do setor e nesse sentido, com base nos padrões de contratação dos últimos dois anos, a empresa identifica quatro funções que se destacam como as mais procuradas atualmente:

Product Marketing Managers: responsáveis por criar uma ponte entre o desenvolvimento de produtos e as necessidades do cliente, estes profissionais desenvolvem estratégias de entrada no mercado, posicionam os produtos de forma eficaz e impulsionam as taxas de adoção em contextos competitivos.

Responsáveis por Desenvolvimento de Negócio e Vendas: estes cargos concentram-se na identificação de oportunidades de crescimento, construção de parcerias estratégicas e aumento de receitas. São essenciais para start-ups em fase de expansão e para aumentar a quota de mercado em empresas consolidadas.

Customer Success Managers: estes profissionais garantem a satisfação e retenção dos clientes, proporcionando suporte pós-venda, fortalecendo relações com os clientes e permitindo que as empresas maximizem o valor dos seus produtos ou serviços.

Especialistas em investimento e inovação: quer seja na gestão de programas de inovação corporativa ou na liderança de investimentos em start-ups, estes cargos focam-se na identificação de oportunidades emergentes, impulsionando a inovação interna e orientando iniciativas estratégicas de crescimento.

Comentários

Artigos Relacionados