Tecnologias que vão impactar as empresas portuguesas em 2023

São cinco as tendências referenciadas pela Unlimit que podem criar vantagens competitivas para as empresas crescerem este ano.

Com 2023 a dar os primeiros passos, a Unlimit  prevê que a diversidade de soluções tecnológicas aumente ao longo do ano, assim como antevê a implementação de novas soluções em milhares de empresas portuguesas, o que lhes pode trazer algumas vantagens competitivas.

Com estas previsões em perspetiva, destaca algumas tendências que as empresas pelo mundo fora estão a adotar e que em Portugal também deverão ser implementadas.

Integrar soluções de inteligência artificial: A adoção de produtos que usam inteligência artificial deverá aumentar este ano. A adoção desta tecnologia acontecerá maioritariamente pela aquisição de produtos que usam IA. As empresas portuguesas que souberem navegar este espaço e escolherem as soluções adequadas para integrar nos seus produtos terão uma vantagem competitiva.

Prioridade à cibersegurança: Com o aumento de ciberataques a nível mundial, a segurança destes sistemas deve ser prioritária. O crescente recurso ao armazenamento de informação na cloud representa uma porta de entrada para a organização, caso não seja bem guardada. Prevê-se que este ano haja em Portugal um aumento significativo de investimento em soluções de cibersegurança.

Descarbonização: Este tema sido alvo de incentivos governamentais, além de várias políticas europeias. Por isso, este ano mais do que a criação de políticas que encorajam a implementação destas medidas, será obrigatório o seu cumprimento. Cuidar do meio ambiente é uma prioridade que deve estar presente em qualquer estratégia de desenvolvimento e inovação.

Trabalho híbrido: A pandemia revelou ao mundo o potencial do trabalho híbrido, potenciado pela tecnologia. Em 2023, esperam-se novas ferramentas inovadoras que vão testar formas de otimizar a produtividade e que as empresas deverão acompanhar procurar e implementar consoante as suas necessidades.

Blockchain no setor financeiro: Criptomoedas e blockchain são termos que entraram no dia a dia no ano que terminou. São parte de um todo que representa o futuro descentralizado da banca a nível mundial, e Portugal não é exceção. As empresas devem procurar formas de inovar para acompanhar este crescimento, seja, através da aceitação de criptomoedas como método de pagamento ou como reestruturação de negócio no caso do setor financeiro, por exemplo.

Comentários

Artigos Relacionados