SWORD Health é o sexto unicórnio português

A SWORD Health, que criou solução para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, acaba de fechar ronda de investimento de 189 milhões de dólares (168 milhões de euros).
Depois da Remote, é a vez da SWORD Health, startup portuguesa que criou a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esqueléticas, se juntar ao grupo restrito de unicórnios. A start-up acaba de anunciar que fechou uma ronda de financiamento Série D no valor de 189 milhões de dólares (168 milhões de euros), ficando valorizada em 2 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros).
Criada em 2015 pelo português Virgílio Bento, com sede tecnológica no Porto mas com presença à escala global, a SWORD Health é a start-up portuguesa mais rápida a atingir o estatuto de unicórnio, avança a empresa em comunicado.
A ronda de financiamento foi liderada pela Sapphire Ventures e contou com a participação dos investidores Sozo Ventures, Willoughby Capital, ADQ, LocalGlobe, General Catalyst, Khosla Ventures, Founders Fund, Bond, Transformation Capital e Green Innovations.
O financiamento hoje anunciado surge depois da SWORD Health ter fechado 25 milhões de dólares (22 milhões de euros) numa ronda Série B realizada em janeiro deste ano, e de ter fechado 85 milhões de dólares (75 milhões de euros) numa ronda Série C feita em junho passado.
As patologias músculo-esqueléticas representam o maior custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade, afetando mais de 2 mil milhões de pessoas a nível mundial. O investimento angariado nesta ronda irá permitir à start-up acelerar o tratamento destas doenças através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até aos cuidados pós-cirurgia, acelerar a expansão local e global e recrutar 300 colaboradores durante os próximos meses.
Uma ideia de negócio que nasce de um problema pessoal
O nascimento da SWORD Health está intimamente ligado à história e experiência pessoal do seu fundador. Em 1994, o irmão de Virgílio Bento foi atropelado numa passadeira quando regressava da escola, sofrendo múltiplos ferimentos graves e atirando-o para um coma que durou doze meses. Após três anos de tratamento contínuo, foi necessário recorrer ao melhor centro de reabilitação em Cuba onde cada paciente tinha um fisioterapeuta totalmente dedicado.
Foi durante este período que Virgílio Bento percebeu que a tão necessária reabilitação intensiva é totalmente dependente de recursos humanos, não sendo por esse motivo escalável, e que parte da solução para este problema estaria na tecnologia. Com o foco em encontrar essa solução, decidiu estudar Engenharia Eletrónica e, em 2008, fez o seu Doutoramento focado na tecnologia como uma ferramenta disruptiva para práticas tradicionais de reabilitação.
A SWORD Health é uma das start-ups com maior crescimento nos EUA no último ano. Além da sua valorização ter disparado 20 vezes, e do número de empresas clientes ter aumentado 12 vezes para mais de 150, a start-up portuguesa viu o número de minutos de terapia crescer 10 vezes em apenas um ano. A nível interno da empresa, a SWORD Health registou um crescimento de 3 vezes do número dos seus colaboradores face ao ano passado, contando atualmente com mais de 250.
“A abordagem da SWORD Health para resolver as patologias músculo-esqueléticas é verdadeiramente diferenciada. O seu modelo único de Terapeuta Digital listado pela FDA ganhou uma aceitação significativa no mercado, evidenciada pelo seu crescimento de 12x no número de clientes” salienta Rajeev Dham, Partner da Sapphire Ventures.