Portugueses ainda preferem fazer as compras de Natal nas lojas físicas

85% dos portugueses preferem fazer compras de Natal nas lojas físicas, em vez do comércio online. Os centros comerciais são os locais preferidos para 69% dos inquiridos. As conclusões são do Observador Natal 2023.
Os dados do Observador Natal 2023, realizado pelo Cetelem entre 8 e 14 de novembro de 2023, e revelados esta semana, mostram que 85% dos inquiridos continuam a preferir fazer as compras de Natal em lojas físicas, em vez de recorrem ao comércio online. Além disso, os centros comerciais são os locais preferidos para a maioria dos inquiridos (69%), assim como o hiper ou supermercados (69%).
Em terceiro lugar nesta lista surgem as grandes superfícies especializadas e, em quarto lugar, surge o comércio tradicional, com 42% dos inquiridos a preferirem fazer as compras em lojas locais.
No entanto, 53% também ponderam fazer compras online, percentagem que está em linha com o ano anterior. Aliás, apesar da preferência pelo sistema tradicional de fazer compras, o online é preferido por pelos consumidores entre 35 e os 44 anos e os que vivem no sul do país. Neste universo das compras online, os inquiridos tencionam fazê-las, principalmente, em marketplaces nacionais (63%), enquanto os internacionais são a escolha de 52% dos inquiridos. Já 58% preferem os sites das próprias marcas.
No que concerne aos montantes despendidos em compras, o Observador Natal 2023 constatou que valor vem a cair desde 2021, ano em que as estimativas apontavam para um consumo médio online na casa dos 299 euros. Em 2022, a estimativa passou para os 239 euros e este ano não deverá ir além dos 127 euros. 54% dos inquiridos na pesquisa assumem que tencionam poupar em relação ao que gastaram no ano passado.
Quanto aos métodos de pagamento o MBWay (59%), o cartão de débito (49%) e a referência multibanco (48%), são apontados como preferenciais.