Start-up do mês: GitScrum, um SaaS incubado na Startup Sintra

Na primeira edição de 2018 desta rubrica mensal convidámos a incubadora Startup Sintra a eleger um projeto. A escolha incidiu na GitScrum.

Nome da start-up: GitScrum

Fundadores: Renato Marinho (CEO e CTO), Rodrigo Sequeiros (COO) e Luís Soares (CMO)

Experiência dos fundadores: Renato Marinho – Mais de 15 anos de experiência no sector tecnológico, especialista no desenvolvimento de aplicações escaláveis e de alta performance, membro ativo da comunidade open source e gestão de equipas de tecnologias de informação (TI).

Rodrigo Sequeiros – Mais de 15 anos de experiência na área de planeamento financeiro e comercial, em telecomunicações e consultoria.

Luís Soares – Mais de 15 de experiência na área do marketing, com enfoque no digital.

Atividade: GitScrum é um software comercializado no modelo SaaS para gerir projectos e tarefas diárias com principal foco nas equipas de TI. Combina o controle de versão Git [1] com a metodologia ágil Scrum [2] e técnicas de machine learning para analisar dados dos projetos e auxiliar na tomada de decisões.

Alguns dos benefícios que o SaaS desenvolvido por estes empreendedores apresenta são:
– Facilidade para gestores não técnicos (não comprometendo as exigências do gestor técnico);
– Gestão de roadmap e quadro de tarefas com base no kanban [3];
– Tarefas com priorizações, velocidade de entrega da equipa, gestão de escopo das tarefas;
– Mede o desempenho a nível de equipa e individual;
– Visa potenciar a meritocracia dentro das equipas de TI.

Plano de Negócios: Com foco no mercado B2B, o GitScrum nasce com o ADN para atender um mercado global com um valor superior a 2,1 mil milhões de euros e que apresenta uma expansão de 9,3% ao ano.

Nos primeiros seis meses, o esforço será direcionado para consolidar a presença da marca na Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Portugal, EUA, Brasil, Chile e Argentina.

A principal fonte de receita serão as subscrições. Para equipas de 5 a 10 utilizadores ativos será cobrado um valor fixo mensal. Para equipas superiores a 10 será taxado um valor mensal por utilizador ativo. Em equipas de até quatro utilizadores ativos não será cobrado nenhum valor de subscrição.

Porque merece destaque: Para a Startup Sintra, a GitScrum merece destaque devido a três fatores:
– Renato Marinho (CEO e CTO) esteve algumas vezes entre os top 5 do ranking Trending of GitHub – PHP junto a empresas como Google, Microsoft e Facebook;
– Foi aceite pelo programa de aceleração Sintra Start na Startup Sintra;
– Angariou investimento anjo oriundo de Nova Iorque.

Outra informação relevante: Quem tiver interesse em conhecer parte do código que deu origem ao GitScrum existe a versão Community Edition, que tem alcance global e está disponível no GitHub com mais de 2000 fãs, mais de 500 forks e traduzido pela comunidade para mais de 13 idiomas (inglês, chinês, russo, alemão, árabe, espanhol, português, italiano, francês, indonésio, sérvio, húngaro e vietnamita). Conheça o código aqui.

Leia também as outras edições da rubrica Start-up do Mês.

[1]
Git: sistema de controlo de versão distribuído e um sistema de gestão do código fonte que dá ênfase à velocidade.
[2]
Scrum: estrutura de trabalho que emprega diversas ferramentas para o desenvolvimento interativo e incremental utilizado na gestão de projetos e no desenvolvimento de software ágil.
[3]
Kanban: cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes de uma indústria.

Comentários

Artigos Relacionados