Startup Leiria ganha novo hub de inovação e empreendedorismo

Novo espaço de incubação e aceleração arranca com programa dedicado a jovens empreendedores da região, promovido pela Startup Leiria, em parceria com a Câmara de Alcanena e a Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Prevê-se que o TEAR incube 50 start-ups, capte 5 milhões de euros e gere 100 novos postos de trabalho.
A Startup Leiria inaugurou o TEAR Alcanena – Tecnologia, Talento, Tradição, Empreendedorismo e Arte, um novo espaço dedicado à promoção da criatividade, do empreendedorismo e da inovação local, que conta com parceiros estratégicos como a Câmara Municipal de Alcanena e a Nova Medical School.
“O TEAR marca um ponto de viragem na estratégia de desenvolvimento do concelho, com uma capacidade para 12 startups em regime de cowork, e previsão de realização de quatro a cinco eventos por ano. O espaço está preparado para acolher empreendedores e novos projetos em diferentes fases de maturidade e será o ponto de partida de uma visão ambiciosa: até 2028, o projeto espera incubar mais de 50 startups, captar mais de 5 milhões de euros em investimento e gerar mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos”, explica a Startup Leiria em comunicado.
A criação do TEAR integra-se num plano mais amplo de revitalização económica e combate à desertificação do interior, liderado pela Startup Leiria e o município de Alcanena, que reconhecem o empreendedorismo jovem e a inovação como motores para a retenção de talento e diversificação da economia local.
“O TEAR é mais do que um espaço físico — é um símbolo da nova visão que temos para Alcanena. Queremos que o talento cresça e gere impacto aqui mesmo, na sua terra – queremos atrair investimento, tecer ligações e, criar inovação, em novas indústrias e nas indústrias da região”, afirma Vítor Ferreira, diretor executivo da Startup Leiria.
A inauguração do TEAR dá também o pontapé de saída ao Talent Up, um programa de ideação promovido pela Startup Leiria, que visa capacitar indivíduos e equipas, com ou sem ideias de negócio, para desenvolverem projetos inovadores. O programa decorrerá nos dias 10, 14 e 15 de junho, já em Alcanena. Os participantes terão acesso a dinâmicas de grupo, workshops e mentoria especializada, que culminarão na apresentação dos projetos desenvolvidos. As três melhores equipas por categoria serão premiadas com quatro meses de incubação no TEAR Alcanena e será também atribuído um prémio de cerca de 1500 euros ao empreendedor mais inovador, complementado com três meses de incubação.
“Este é um exemplo de como o ecossistema empreendedor pode chegar ao país inteiro. Alcanena junta-se agora a uma rede crescente de territórios que apostam na inovação como ferramenta de futuro e temos orgulho em apoiar esse caminho”, acrescenta Rui Anastácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena.
A cerimónia de inauguração do TEAR incluiu ainda a abertura oficial do Espaço Empresa, um local que presta atendimento e acompanhamento personalizado a empresários e empreendedores, com foco na competitividade, internacionalização e criação de emprego no concelho.