Start-ups europeias que crescem ao ritmo da música

A  relação entre a tecnologia e a música está a mudar a forma como as pessoas interagem com a música. Algumas start-ups europeias têm contribuído para a mudança com as suas inovações.

A tecnologia estabeleceu novos paradigmas no mundo da música e traz renovados benefícios a quem ouve e a quem a produz. Ouvir música online, aceder a aplicações para selecionar as bandas favoritas ou partilhar músicas com os amigos já hoje uma banalidade.

Mas as inovações não param e muitas start-ups europeias são a prova disso. O EU-Startups fez uma  listagem das que podem vir a causar impacto nesta área e selecionámos alguns exemplos com potencial disruptivo.

Amuse
Esta start-up de Estocolmo oferece um serviço gratuito de distribuição de música que permite a talentos desconhecidos partilharem as suas músicas online gratuitamente. Simultaneamente, os artistas podem monitorizar os dados de todas as músicas e álbuns distribuídos pela plataforma. Os músicos podem ainda acompanhar o progresso diário das músicas, e por seu turno a Amuse analisa o consumo de música e identifica talentos promissores.

Diggers Factory
O vinil está de volta e esta start-up francesa oferece uma solução de gravação em vinil on demand. A empresa possibilita a artistas e editoras a oportunidade de produzirem discos em vinil através de crowdfunding. Para aceder ao sistema, os artistas precisam de reunir pré-encomendas suficientes para financiar a produção, não é preciso investimento inicial e têm de ter 100% de controlo sobre propriedade intelectual.

Endel
Esta start-up cria ambientes baseados em som, personalizados e adaptáveis, com o intuito de auxiliar os ouvintes a melhorarem a concentração e relaxarem. Assenta em parâmetros como a frequência cardíaca, cadência de caminhada, hora do dia, clima e temperatura. A empresa é apoiada pelo Alexa Fund da Amazon, pela Kima Ventures e pelo DJ mundialmente famoso La Fleur. Já integrou a aplicação em dispositivos iOs e está em negociações com fabricantes de automóveis para a disponibilizar em veículos.

ForTunes
Desenvolve um serviço de análise de dados que ajuda os criadores de música e os seus representantes a recolherem mais proveito dos dados online. A única coisa que o músico precisa fazer é ligar todos os seus perfis de redes sociais e a plataforma faz o resto do trabalho, nomeadamente recolher e visualizar dados sobre a música. Depois o sistema apresenta os dados sobre as playlists onde a música está incluída, as vezes que foi descarregada, quem partilha notícias sobre a música ou o crescimento da audiência.

Katch
A Katch aproveita os talentos ocultos da indústria da música, partilhando pré-visualizações de músicas sem título ou nome do artista durante 15 segundos. Se o utilizador gostar do que ouve, a plataforma partilha as restantes informações  como o título e a capa do álbum e as músicas podem ser adicionadas às playlists. A plataforma tem mais de 250 mil títulos de artistas independentes.

Keakie
Esta plataforma musical é baseada em inteligência artificial que adapta o conteúdo de acordo com as preferências do utilizador. Lançada em 2017, a start-up britânica oferece mixes, programas de rádio, entrevistas, documentários e podcasts para outras formas de descoberta de música e cultura, com o objetivo de mudar a forma como as pessoas descobrem tendências de música, cultura e estilo de vida.

Music Traveler
Esta plataforma ajuda os entusiastas da música a encontrar e reservar espaços para ensaiar, estudar, atuar e gravar. A partir de apenas três euros por hora, o Music Traveler possui salas para todos os níveis e tipos de música e está disponível como uma aplicação para Android e iOS.

OW1Audio
A start-up  francesa recebeu o prémio inovação da CES 2019 (a maior feira de eletrónica de consumo do mundo) na categoria wireless. Consiste num sistema de áudio pequeno, inteligente e independente. Esta start-up criou a “caixa de música do século XXI”: o  OW1Audio tem tecnologia wifi e pode ser controlado a partir de uma aplicação ou browser.

Soundcharts
O Soundcharts tem como objetivo fornecer à indústria da música uma plataforma de análise para gestão de projetos, relatórios e identificação de artistas. A plataforma rastreia atividades sociais e de streaming, gráficos, playlists e dados de rádios em tempo real, permitindo que os profissionais da indústria trabalhem com mais eficácia diariamente.

Warm
A Warm tem como missão ajudar os artistas a perceber como as suas músicas estão a ser tocadas nas estações de rádio de todo o mundo. WARM significa World Airplay Radio Monitor e fornece dados de mais de 25 mil estações de rádio, em mais de 131 países, permitindo que os profissionais de música façam a segmentação geográfica de fãs, otimizem as tournées e otimizem a promoção em rádio.

Comentários

Artigos Relacionados