Start-ups: 3 sugestões para os CEO alcançarem o sucesso
O sucesso de uma start-up depende em grande parte de uma boa liderança. Mas essa tarefa pode ser simplificada se puser em prática algumas estratégias.
As start-ups exigem lideranças com características capazes de lidar com as adversidades normalmente associadas a este tipo de empresa como, por exemplo, a limitação dos recursos humanos, a falta de financiamento, a contratação de funcionários com pouca experiência e a pressão.
E neste processo, não raras vezes, as decisões do CEO ditam o fracasso ou o sucesso das start-ups. Para ajudar nesta missão de ser um bom CEO e contribuir para que a sua liderança leve a start-up ao sucesso, o Entrepreneur partilhou três dicas sobre a melhor forma de desempenhar o papel de líder.
Definir um caminho
Definir uma visão de trabalho para a start-up e comunicá-la frequentemente de forma clara e objetiva é essencial para motivar o trabalho e a ligação com os funcionários. Além disso, estabelecer objetivos cria um propósito comum em todos os membros de uma start-up. Segundo um estudo da CBInsights, o cansaço e a falta de paixão são motivos para o fracasso de 5% das start-ups, por isso há que contrariar essa tendência com a estratégia certa.
Encarar o fracasso de forma estratégica
Enfrentar o fracasso com naturalidade e como uma forma de aprendizagem é fundamental para a manutenção de uma start-up. Ou seja, há que aprender com os erros, ter foco nos objetivos e não perder a fé no sucesso. Esse é o caminho ideal para uma boa liderança e para o êxito.
Tirar o ego da equação
Quando se sonha com a concretização de uma ideia na forma de uma start-up, é comum os empreendedores/fundadores encararem o funcionamento do projeto de uma forma demasiado pessoal. Controle esse ímpeto e partilhe responsabilidades, trabalhe em equipa e tenha confiança nos colaboradores. Esse pode ser um fator de sucesso e que faz com que consiga formar uma equipa de trabalho motivada, responsável e focada nos objetivos da start-up.








