Start-up sugere presentes para si e para o ambiente

Por mais mágica que seja a quadra, o Natal é uma das épocas do ano com maior consumo e desperdício de recursos. Tudo começa nas deslocações, perdura nas embalagens e termina com as ceias exageradas e pouco pensadas. Pedimos à Planetiers algumas sugestões de presentes sustentáveis para contrariar esta tendência.

Numa altura em que o trabalho aperta com o fecho do ano, as compras de Natal para a família acabam por ficar para a última, com aquela viagem relâmpago no dia 23 ao centro comercial. Para que escolha com critério aquela prenda personalizada, sem as deslocações e filas intermináveis, deixamos algumas sugestões ambientalmente conscientes, recolhidas com a ajuda da Planetiers, para oferecer à família e que pode receber facilmente no sigilo do seu escritório.

 

Puzzle Gravity Londji 

Aproveite a pacatez do dia de Natal para ensinar o seu filho o valor da resiliência enquanto estimula a sua memória espacial com o puzzle circular Gravity Londji.
Com as peças feitas em cartão prensado reciclado e papel de fontes responsáveis, passe-lhe uma mensagem de sustentabilidade de forma didática.

 

Bolsa Sandy 

Apresente a sua filha à moda circular com a Bolsa Sandy, feita em Guimarães com desperdícios têxteis reciclados à base de algodão e linho.

Manter a indústria têxtil nacional na linha da frente passa por promover a economia circular, dando nova vida aos resíduos da indústria enquanto retiramos, com muito estilo, a têxtil do top 5 das indústrias mais poluidoras.

 

Brinquedo para o cão – Beco Hoop 

Premiar a alegria contagiante do seu melhor amigo, mesmo quando chega tarde, é fácil com um passeio e um brinquedo onde ambos se divertem.

Enfrente o frio do inverno e aproveite para queimar aquela rabanada extra que lhe sorriu na ceia, com este brinquedo Beco Hoop – corda feita de algodão e arco em borracha natural para que ele não se “engasgue” em químicos e microplásticos, muito prejudiciais à saúde.

 

Bicicleta elétrica – Fulget Minimalist 

Evite o trânsito para levar o seu filho à escola deixando de fazer parte do grupo de 52% dos pais que leva o filho em carro próprio. Aproveitem melhor o vosso tempo, deixando-o explorar as ciclovias da cidade com segurança e autonomia até ao liceu numa bicicleta elétrica Fulget Minimalist.

Para além de um presente de Natal que impressiona, esta é uma forma prática e divertida de promover a autonomia e e a proatividade do seu filho.

 

Feijão mágico – Wish-a-Bean 

Se ainda luta com o seu filho para lhe dar vegetais, no fim de cada refeição mostre-lhe de onde estes surgem tornando-os mais “apetitosos” na hora da refeição. Escolha a mensagem que lhe quer dizer – são várias as disponíveis – ensine-o a regar a lata deste feijão mágico de dois em dois dias, com duas colheres de sopa, e transmita-lhe muito mais do que a mensagem personalizada.

Este é também um presente muito original para um adulto, para alguém especial a quem queira dizer algo – só é possível descobrir a mensagem assim que o feijão nasça, tornando o “suspense” e curiosidade as motivações para cuidar “carinhosamente” deste feijão mágico.

 

Viagem de barco – Catamaran Solar 

Reserve um dia soalheiro para começar o ano novo com boa disposição e desafie a sua família para um passeio de barco no Tejo! Este catamaran, movido a energia solar, tem capacidade para seis adultos e duas crianças, pelo que não lhe faltará espaço para passar tempo de qualidade com os mais próximos.

 

Infinite Book Starter Kit – Fernando Pessoa

Para que os recados de casa, da escola ou mesmo do trabalho não se percam, introduza o Infinite Book em casa. Este caderno português pode ser reutilizado, outra e outra vez, com tinta de base aquosa, evitando o abate de árvores para folhas de rascunho – pelo caminho pode ainda inspirar alguém com a edição Genius do Fernando Pessoa.

 

Paleta de maquilhagem 

Fechar a torneira aos microplásticos presentes nos cosméticos comuns é algo difícil pela miríade de ingredientes imperceptíveis, principalmente para quem não tem conhecimento algum de química orgânica.

Contudo, existem marcas responsáveis e transparentes, como a ZAO, que usam produtos não derivados de petróleo e de origem orgânica. Assim, seja para a esposa ou filha mais velha, com esta paleta de maquilhagem diferente e recarregável, a vaidade será a mesma, com muito mais estilo e um impacto bem menor no planeta.

Vale Prenda Investimento Causa Sustentável

Passar os valores de responsabilidade social numa altura tão centrada no consumismo pode ser complicado. Contudo, é possível interceder por causas, com proveitos próprios e de forma responsável, através de plataformas de crowdfunding como a GoParity.

Ao oferecer um vale-prenda da GoParity financia projetos de eficiência energética ou de produção de energia renovável, com juros de 4% a 5% em instituições como a Escola Avé Maria de Alcântara ou o Ginásio Clube de Santo Tirso.

 

Comprometa-se e apoie uma causa

Deixar o mundo melhor do que o encontramos é um desígnio que nos deve guiar diariamente. Aproveite este Natal para se comprometer com uma causa e passar mais tempo em família.

Faça-se sócio e apoie uma ONG ambiental, participando em atividades de voluntariado como plantar árvores em áreas protegidas (Quercus), assistir a eventos de sensibilização (ZERO) ou ainda contribuir para a proteção da vida marinha (ANF-WWF) que vêm acompanhadas de um kit.

 

Planeie já o seu Natal sustentável

Estas são apenas algumas soluções de presentes para tornar este Natal de 2018 mais especial e sustentável. É importante que estas prendas sejam escolhidas com consciência, úteis e originais.

Se estas soluções lhe parecem poucas, fique a conhecer  todas as sugestões da Planetiers e, caso não saiba mesmo o que oferecer, opte por um cartão-presente ecológico, garantindo que a sua oferta de natal é útil, sustentável e responsivo às diferentes vontades de cada familiar.

Contudo, mais do que lembranças ou presentes de Natal, é importante oferecer à sua família o bem mais precioso de todos: o seu tempo. Aproveite a quadra com quem mais gosta, passando tempo de qualidade em família e comprovando por experiência a magia incrível que o Natal consegue ter nas nossas vidas.

Comentários

Artigos Relacionados