Start-up sueca investida pelo Google lança calculadora de carbono gratuita para PME

A Normative acaba de anunciar uma ferramenta gratuita que procura incentivar a transição energética para fontes menos poluentes. A calculadora destina-se às PME e permite que estas possam medir as suas emissões de carbono com precisão e entender o impacto das suas ações.

A Normative, start-up sueca investida pelo Google, lançou uma calculadora gratuita de emissões de carbono para pequenas e médias empresas (PME), com vista a ajudá-las a identificar e a gerir o impacto ambiental dos seus negócios.

Atualmente, as PME representam 95% dos negócios globais, muitos ligados à criação de produtos e serviços para grandes empresas, que contribuem com a maior parte das emissões de poluentes no mundo, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Tendo em conta este cenário, Kristian Ronn, CEO e cofundador da Normative, revela que a ferramenta que acabaram de lançar procura incentivar a transição energética para fontes menos poluentes. “O clima não vai esperar que estejamos prontos. Queremos tornar a medição das emissões de carbono acessível a todos e entrar na corrida para chegar às emissões líquido zero” disse, numa entrevista à CNBC.

Para Ronn, este objetivo só é atingido quando a quantidade de dióxido de carbono removida da atmosfera for equivalente à emitida pelos humanos.

A calculadora de carbono recebeu o apoio de membros do Google.org, instituto filantrópico do Google. No ano passado, a empresa norte-americana já tinha investido 1,1 milhão de dólares (cerca de um milhão de euros) na start-up sueca. A gigante de tecnologia é neutra em carbono desde 2007. Até 2030, a empresa pretende usar apenas eletricidade livre de carbono nos seus data centers e escritórios.

“Estamos entusiasmados em fornecer financiamento e talento tecnológico para ajudar a Normative a construir uma solução que tornará a medição de carbono mais acessível”, afirma Jen Carter, chefe de tecnologia do Google.org.

Fundada em 2014, a Normative também conta com a parceria do bilionário Chirs Sacca’s, CEO da Lowercarbon Capital, que apoia  empresas que estão alinhadas com práticas ESG para atingir o compromisso líquido zero.

Comentários

Artigos Relacionados