Start-up que usa abelhas para melhorar biodiversidade nas empresas premiada pelo BEI

A BeeOdiversity consegue recolher dados através de amostras, identificar os problemas e criar estratégias para ajudar os seus clientes. A start-up, sediada em França, acaba de ser premiada pelo Banco Europeu de Investimento (BEI).

Uma start-up belga chamada BeeOdiversity está a ajudar empresas, agricultores e até cidades a estabelecer medidas que gerem impactos positivo na biodiversidade. Entre os métodos da empresa para ajudar os seus clientes, está o uso de abelhas, que recolhem amostras para que os especialistas possam analisar os problemas ambientais de uma determinada região.

Para recolher amostras de pólen e néctar, a BeeOdiversity estabeleceu uma parceria com apicultores e o material recolhido é analisado para identificar o nível de poluição do ar e do solo, e a presença de pesticidas – substância usadas para impedir ou acabar com pragas.

Segundo o site Springwise, com os resultados obtidos, a start-up consegue alertar o cliente se há, por exemplo, falta de biodiversidade vegetal numa determinada área e, assim, começa a desenvolver estratégias e mecanismos para melhorar a qualidade dos produtos e serviços agrícolas que estão a ser afetados.

A atuação da BeeOdiversity é muito ampla e, após colocar colónias de abelhas e até outros insetos no espaço físico do cliente para entender o que precisa, a start-up pode ajudar a diminuir a poluição industrial, recomendar práticas para melhorar a manutenção da biodiversidade numa determinada região e até dar sugestões paisagísticas, visando o bem-estar dos funcionários de uma empresa.

A cidade belga Knokke-Heist fez uma parceria com a BeeOdiversity com o objetivo de diminuir os impactos ambientais do município e, assim, tornar a região num lugar melhor para os seus cidadãos. “A nossa parceria permitiu definir e implementar uma estratégia que aumenta a biodiversidade”, afirmou Leopold Lippens, prefeito da cidade que ganhou o título de “cidade mais amiga das abelhas” na Bélgica.

BEI distingue BeeOdiversity
A BeeOdiversity participou recentemente no Torneio de Inovação Social, organizado pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento (BEI), que premeia empreendedores europeus que tenham como objetivo principal gerar impacto social, ético ou social no meio ambiente.

220 empresas de 31 países submeteram os seus pedidos. 15 finalistas foram selecionados e abordaram temas abrangidos pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): agricultura e alimentação, clima e meio ambiente, desenvolvimento urbano, emprego, inclusão, transporte e mobilidade, saúde. A  BeeOdiversity ganhou o 2º prémio na categoria geral que lhe atribui 20 mil euros pela sua plataforma que combina inteligência artificial e dados recolhidos por abelhas para avaliar o estado da poluição agrícola e industrial, bem como a biodiversidade.

 

Comentários

Artigos Relacionados