Start-up norte-americana produz leite…sem vacas!
A Perfect Day produz leite a partir do gene do leite de vaca e reproduzido graças a um fungo. Já está a ser comercializado em forma de gelados e queijos.
Sediada na Califórnia, a Perfect Day está a produzir um leite “praticamente idêntico ao original”, afirmam os seus responsáveis. A empresa conseguiu identificar o gene que codifica a proteína de soro de leite de vaca e introduziu-o num fungo. Quando o fungo é cultivado em tanques de fermentação, produz a proteína que é então filtrada e seca em pó que usada em produtos como queijo e gelado. A proteína láctea produzida é molecularmente idêntica à proteína do leite de vaca.
O produto já está a ser comercializado sob a forma de gelados e até ao final deste ano a empresa planeia lançar um queijo creme. A sua utilização também pode estender-se aos iogurtes.
A controvérsia em torno da atribuição da designação de leite a bebidas de aveia, amêndoas, soja ou qualquer outra que não tenha origem animal, pode também estender-se a esta nova bebida. Mas a empresa, criada em 2014 pelo engenheiro químico e biólogo Ryan Pandya e o engenheiro biomédico Perumal Gandhi, alerta para as condições em que se encontram as vacas leiteiras para produzir leite, e, portanto, porque não usar uma alternativa ao leite vegetal e ao de vaca, sem ter de recorrer aos animais.
Ryan Pandya explicou à CNN que pensaram nas pessoas que gostam de lacticínios, mas que querem sentir-se melhor consigo mesmas, pelo planeta e pelos animais”. Ao retirar as vacas deste processo, a produção de leite é, segundo Ryan Pandya “muito mais eficiente”. As emissões de gases com efeito de estufa são reduzidas em até 97% em comparação com a produção de produtos lácteos convencionais.
O único senão deste novo “leite” amigo dos animais é que, embora a proteína desenvolvida pela Perfect Day não contenha lactose, hormonas nem colesterol, não é adequado para pessoas com alergia a lacticínios.
O Perfect Day já está a chegar ao mercado internacional, concretamente a Hong Kong. O novo produto em desenvolvimento é o queijo creme, que deverá ser lançado até ao final deste ano. O cofundador da empresa revelou também que já estão a aguardar aprovação regulamentar no Canadá, na Índia e na Europa.








