Start-up lança app de inteligência artificial para avaliar jogadores em todo o mundo

A aplicação Chronus e-Sports, que foi lançada ontem, disponibilizará relatórios com dados técnicos, de saúde e de reputação dos jogadores de futebol, tendo em conta a análise dos jogos e materiais enviados pelos atletas.
A start-up franco-brasileira Mooh! Tech, com sede em Paris e escritórios no Brasil, lançou ontem uma aplicação que usa inteligência artificial para avaliar atletas profissionais e amadores de futebol de todo o mundo.
A tecnologia denominada Chronus e-Sports destina-se ao mercado de futebol, nomeadamente aos jogadores que querem aumentar a sua visibilidade, como também a empresários, dirigentes e técnicos que poderão ter mais dados à sua disposição para fazer contratações.
A app disponibilizará, por exemplo, relatórios com dados técnicos, de saúde e de reputação dos atletas, feitos com base na análise de jogos e de materiais enviados pelos jogadores. Na prática, os dirigentes, treinadores e empresários poderão ter acesso a informações dos jogadores, histórico de jogos, relatórios técnicos, condições físicas e à imagem pública dos atletas.
Para além das informações anexadas pelos atletas e outros meios, a tecnologia usará dados fornecidos pela FootCoin, criadora da plataforma Footstats, que utiliza algoritmos para fazer análise de informações relacionadas com o futebol.
“Além de contribuir para a profissionalização nos processos de comparação entre atletas, a app tem uma função social: há muitos jogadores talentosos, mas com pouca visibilidade. Até mesmo os amadores, que atuam em condições fantasmas, poderão registar os seus trabalhos para avaliação na plataforma. Unimos diferentes visões do mundo das empresas Mooh! Tech e FootCoin para conseguir uma app que irá revolucionar a relação entre atletas, treinadores, dirigentes e empresários”, explica Everton Cruz, CEO da Mooh! Tech, citado na imprensa brasileira.
Também são recolhidas informações sobre saúde pelo Chronus i-Passport, que regista resultados de exames, histórico de lesões e informações sobre a vacinação. Os atributos de reputação são inseridos a partir do cruzamento de dados recolhidos pelo algoritmo da FoodCoin que reúne notícias da imprensa, análises de media e publicações em redes sociais, envolvendoo nome de atletas e treinadores.
A tecnologia da app foi desenvolvida em parceria com as empresas Tribally, com sede nos Estados Unidos, e a espanhola FootCoin. A Chronus e-Sports está disponível para jogadores de todo o mundo, que poderão fazer o seu registo a partir de 10 de maio.