Start-up japonesa cria máscara inteligente que traduz até 8 idiomas
A C-Face possui ligação via Bluetooth e uma aplicação que converte a fala em texto. A tecnologia deteta os músculos do rosto, visando decifrar a fala mesmo quando pessoas próximas não o conseguem.
Enquanto o mundo aguarda por uma vacina para combater o coronavírus, novos estudos apontam que a imunidade pode não funcionar. Até lá é preciso repensar e descobrir novas formas de evitar o contágio, desde o cuidado com o ar condicionado nos edifícios até à forma como viajamos. Nesse novo cenário, as máscaras tornaram-se acessórios cada vez mais essenciais e obrigatórios.
A japonesa Donut Robotics criou a C-Face, que é basicamente uma caixa de plástico presa por cima de uma máscara facial. Segundo a Fast Company, o objetivo da tecnologia é facilitar a fala com o uso da máscara, possibilitando uma melhor compreensão da voz. Com ligação Bluetooth de um smartphone, a tecnologia deteta os músculos do rosto para decifrar a fala mesmo quando pessoas próximas não o conseguem.
A C-Face dispõe ainda de uma aplicação que converte a fala em texto no ecrã do smartphone para que outras pessoas leiam, e também permite usar o alto-falante. A aplicação é ainda capaz de traduzir a fala do interlocutor mum dos oito idiomas disponíveis, tornando a máscara uma ferramenta útil para quem viaja com frequência.
A empresa, que estava a trabalhar no desenvolvimento de um robô no início da pandemia, decidiu investir na C-Face e publicar o projeto num site japonês de financiamento coletivo. “Trabalhámos arduamente durante anos para desenvolver um robô e usamos essa tecnologia para criar um produto que responda à forma como o coronavírus impactou a sociedade”, disse à Reuters o diretor-executivo da Donut Robotics, Taisuke Ono.
A iniciativa levantou cerca de 260 mil dólares (228 mil euros) em encomendas. De acordo com a empresa, as máscaras foram projetadas principalmente para a comunidade médica, uma vez que são de baixo custo e descartáveis. Cada máscara tem um custo de 40 dólares (35 euros).
A Donut Robotics diz que prevê incluir mais funcionalidades nas suas máscaras inteligentes em breve. “No futuro, a C-Face será expandida para sistemas de imagem (Realidade Virtual etc.)”, afirma a empresa no seu site.








