Start-up do Porto que quer melhorar experiência dos hóspedes nos hotéis aberta a investimento

A Hintguest desenvolveu uma plataforma que permite aos clientes dos hotéis terem acesso a “recomendações de confiança”. Está neste momento à procura investimento para expandir o negócio e estabelecer parcerias nos principais destinos turísticos europeus.

Aumentar a qualidade dos serviços prestados aos turistas através da seleção das melhores recomendações da cidade, baseadas em curadoria e em análise comportamental. É esta a missão da Hintguest, um a start-up sedeada no Porto que quer redefinir a forma como os hotéis interagem com os seus hóspedes, formalizando e melhorando as recomendações fornecidas durante a sua estadia.

“A ideia surgiu em julho de 2022, curiosamente numa reunião de preparação para outro software que estávamos a desenvolver”, começa por contar Serge Costa Caetano, cofundador da Hintguest, ao Link to Leaders.

“Numa fase inicial, a ideia era digitalizar os flyers que alguns hotéis tinham na sua recepção, dando um aspeto pouco organizado. Pensávamos que valia a pena rever essa situação. Todavia, uma viagem que fiz à Moldávia fez rever o princípio do projeto. Na procura do melhor restaurante na capital Chisinau, foi sugerido, por uma aplicação (tripadvisor), um local que demonstrou ser de baixa qualidade. Qual a razão? Os amigos do proprietário enviavam massivamente reviews positivos para aumentar o rating global. E esse foi o clique, porque começamos a perceber que os aplicativos baseados em rating (e/ou reviews) são altamente inseguros e não definem a qualidade”, acrescenta, referindo que “para o hóspede estar satisfeito com o serviço do hotel, a sua experiência na cidade terá que ser memorável”.

A Hintguest surgiu, assim, com o intuito de ajudar os hóspedes a encontrar “recomendações de confiança” sejam estas a um restaurante local ou a um passeio exclusivo. A empresa garante que todas as sugestões são avaliadas e adaptadas especificamente às necessidades de cada pessoa.

Segundo o comunicado enviado às redações, a eficácia da Hintguest foi validada durante a sua fase de protótipo no Axis Club Porto. Os resultados “foram surpreendentes” com mais de 50% dos hóspedes a utilizarem a Web App da Hintguest durante a sua estadia, sendo que 80% desses utilizadores reservaram diretamente através da plataforma.

“A nossa plataforma foi projetada para aproveitar essa confiança, oferecendo às hóspedes sugestões personalizadas que melhoram sua experiência e, ao mesmo tempo, geram receita para hotéis e empresas locais”, afirma Serge Costa Caetano.

O CEO garante que “a start-up não é apenas um ativo valioso para os hotéis, mas também um parceiro atraente para as empresas locais que procuram explorar um fluxo constante de clientes de alto valor”.

A Hintguest “está agora pronta para crescer”. “Nós temos o nosso road map bem definido: estamos a iniciar no Porto, por uma questão logística mas também pela grande percentagem de taxa de ocupação. A próxima cidade será Lisboa por haver interesse dos hotéis em aplicar também em Lisboa e depois a região do Algarve e Funchal. A nossa expansão internacional será em Londres e Dubai, pela grande densidade de hotéis de 5 estrelas.”, revela Serge Costa Caetano.

Mas, para passar da teoria à prática, a empresa procura investimento para expandir as suas operações, desenvolver a sua tecnologia e estabelecer parcerias com hotéis e empresas locais nos principais destinos turísticos em toda a Europa e fora dela.

“A expansão passa pelo mercado nacional, por uma questão logística, mas os nossos pensamentos estão em Londres e Dubai. As grandes cidades asiáticas são extremamente interessantes no nosso negócio”, conclui o empreendedor.

Resumo:
Responsável: Hintguest
Área: Hotelaria
Produto: Aplicação
Mercado: Nacional
Necessidade: Investimento
Contacto: info@hintguest.com

 

Comentários

Artigos Relacionados