Este mês lançámos o desafio à Incubadora Taguspark de eleger a start-up do mês. A escolhida foi a Nocktronics, que desenvolve soluções End-to-End (E2ES) e que lançou o projeto Ferfonia para a Fertagus, que consiste na substituição do equipamento de áudio embarcado.

Nome da Start-up: Nocktronics

Fundadores: Nuno Miguel Gião Pombo

Atividade: Soluções tecnológicas

Volume de negócios:

  • 2017 – 158.931,66 euros
  • 2018 – 151.602,46  euros

Porque merece destaque: O mercado fala do IoT (Internet of Things ) como o futuro, mas para a Nocktronics o IoT é o presente. Desde 2017 que o engenheiro eletrotécnico Nuno Pombo desenvolve soluções de retro-fitting para a indústria e transportes. Se há matéria na qual há sempre dificuldade em falar na indústria é no investimento em novas máquinas. Os valores relativos à modernização de fábricas e de comboios ou outros meios de transporte são quase sempre muito elevados, o que muitas vezes impede a evolução dos processos e da otimização que hoje se exige, explica o responsável.

Com a generalização do uso dos smartphones, os próprios industriais passaram a querer saber, a todo o tempo, qual o estado da sua fábrica e se existe algum pormenor que requer a sua atenção imediata. Neste sentido, a ANocktronics consegue, através de várias soluções, trazer para o mundo do IoT máquinas que não comunicavam entre si ou que tinham interfaces humanos que já estão desajustados e forneciam poucas informações.

Outra informação relevante: As soluções de engenharia da Nocktronics permitem obter informação sobre desvios e erros que podem alertar para manutenções preventivas, cujo custo é sempre inferior ao das manutenções corretivas; obter informação em tempo-real sobre a máquina ou o sistema; permite a sistemas diferentes que operam em cadeia ou em paralelo comunicar entre si de forma a maximizar a produção; e fazer retro-fitting de sistemas sem um custo elevado.

Nos poucos anos de existência no mercado, a Nocktronics tem como grande marca a substituição dos sistemas de anúncio e emergência dos comboios da Fertagus.

Site: http://www.nocktronics.com/

Comentários