Start-up cria t-shirt 100% reciclável  

Uma t-shirt que se desintegra em 12 semanas é a resposta da start-up Vollebak para o problema da falta de sustentabilidade da moda.

Para contrariar a falta de sustentabilidade de que a indústria da moda é recorrentemente acusada, a start-up inglesa Volleback decidiu dar o seu contributo para ultrapassar este problema e criou uma t-shirt feita de polpa de eucalipto e faia obtida de madeira de florestas renováveis, que se decompõe no prazo de 12 semanas quando deitada fora. A tinta para estampar a t-shirt é produzida a partir de algas.  Tem ainda particularidade de , devido ao pigmento natural entrar em processo de oxidação quanto está em contato com o ar, o que faz com que a vá alterando a cor ao longo do tempo de utilização.

A start-up foi fundada pelos irmãos gémeos Nick e Steve Tidball, designers e atletas, que usam a ciência e a tecnologia para fazer o futuro da roupa mais sustentável.

Recorde-se que a indústria a moda entre as mais poluentes do mundo e algumas estatísticas referem mesmo que em 100 peças fabricadas, 60 são deitadas fora com menos de um ano de utilização. A grande maioria vai parar a aterros sanitários onde podem levar anos a decompor-se, período durante o qual liberta, substâncias tóxicas que contaminam os solos e as águas.

Foi para reduzir este impacto ambiental que os fundadores da Vollebak criaram esta nova t-shirt, que depois de atingir o fim da sua vida útil pode ser, por exemplo, enterrada no jardim, onde se decompõem no prazo aproximado de 12 semanas, em função do clima, e onde servirá de alimento para animais e plantas.

Refira-se que este produto é uma das muitas ofertas disponibilizadas pela dupla de irmãos que apostaram na criação de um projeto empresarial focado na criação de vestuário funcional, usado por atletas e em atividades outdoor, algum dele já premiado internacionalmente.

 

Comentários

Artigos Relacionados