South Summit Brasil quer atrair start-ups portugueses
A 3.ª edição do South Summit Brasil está marcada para março, em Porto Alegre. A iniciativa quer reforçar a ligação entre os ecossistemas empreendedores da Península Ibérica e da América Latina.
Marcada para os dias 20 a 22 de março no Brasil, em Porto Alegre, a terceira edição do South Summit Brasil, quer captar start-ups e scaleups portuguesas e ajudá-las a gerar conexões de valor com potenciais investidores, parceiros ou clientes no ecossistema de inovação brasileiro.
Este evento global de empreendedorismo e inovação, co-organizado pela IE University e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, já abriu as inscrições (decorrem até 12 de janeiro) para as start-ups portuguesas, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento, interessadas em candidatar-se ao Startup Competition e competir pelo título de projeto mais inovador.
“Queremos convidar as start-ups e scaleups portuguesas a juntarem-se a nós na South Summit Brasil. A ligação intrínseca entre os dois países e o cenário de inovação em expansão no Brasil fazem com que seja um passo estratégico para os empreendedores que querem internacionalizar os seus negócios. Trata-se de aproveitar as oportunidades de um mercado em crescimento e promover a colaboração de uma forma mais ágil e eficiente”, desafia María Benjumea, fundadora e presidente da South Summit.
Após a inscrição, as start-ups passarão por um rigoroso processo de seleção conduzido por um comité de especialistas que baseará a sua escolha em critérios como a inovação, a escalabilidade, a viabilidade, a sustentabilidade e a equipa dos projetos candidatos.
As 50 start-ups finalistas terão a oportunidade de apresentar os seus projetos pessoalmente durante o evento e terão acesso a uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões individuais com investidores e grandes empresas que procuram inovar nos seus processos. No final, serão selecionadas cinco vencedoras nas seguintes categorias: Destaque; Mais sustentável; Mais escalável; Mais inovadora e Melhor Equipa.
Este ano, a organização estima que mais de 140 fundos e 1.000 investidores participem no evento onde mais de 125 oradores internacionais partilharão os seus conhecimentos e visões temas como fintech, healthtech, agtech & foodtech, sustentabilidade & ESG, indústria 5.0, humanidade, inovação & ecossistema, sportstech, climatetech e sistemas inteligentes (inteligência artificial).
A South Summit Brasil 2024 terá 38 mil m2 e 158% mais áreas cobertas do que a edição de 2023. Haverá também um aumento de 39% na capacidade dos sete palcos durante os três dias de evento.
A programação inclui nomes relevantes do ecossistema global como Paula Ganem, chefe regional de mercado de capitais para o Canadá e América Latina da Bolsa de Valores de Nova York; Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Gabriela Comazzetto, diretora-geral de Global Business Solutions do TikTok para a América Latina. Também participarão fundadores de unicórnios, como Guilherme Pinho Bonifácio, cofundador do iFood, João Del Valle, CEO e cofundador do EBANX, Mate Pencz, CEO e cofundador da Loft, Sebastián Noguera, cofundador e presidente da start-up colombiana Habi, e Mikita Mikado, CEO e cofundador da start-up americana PandaDoc.








