Soluções para a Europa em debate na 16.ª Q-Day Conference
Sob o tema “Soluções para a Europa”, a 16.ª edição da Q-Day Conference, marcada para 16 de setembro na Culturgest, desafia empresas, instituições e líderes a apresentarem propostas capazes de fortalecer a coesão, a soberania e a competitividade europeias num cenário global em constante mudança.
A 16.ª edição da Q-Day Conference acontece a 16 de setembro, das 9h00 às 18h00, na Culturgest, em Lisboa (mas a transmissão online está igualmente garantida para quem preferir ou só conseguir acompanhar o evento à distância). Depois de duas edições dedicadas a explorar o poder transformador da IA Generativa, o Q-Day regressa com um novo tema: “Soluções para a Europa”.
Esta edição chama Portugal à ação: é tempo de sair da zona de conforto e afirmar, com ambição, a nossa tecnologia, o nosso talento e a nossa visão além-fronteiras. A Q-Day Conference deste ano desafia, por isso, empresas, instituições públicas e líderes a demonstrarem o valor das suas soluções na construção de uma Europa mais coesa, mais soberana e mais competitiva – preparada não só para sobreviver, mas para liderar e prosperar nesta instável ordem mundial
Organizado anualmente pela Quidgest, desde 2009, o Q-Day volta a ser um verdadeiro palco para partilha de soluções concretas, casos reais e ideias mobilizadoras que estão a impactar o futuro da inovação, da transformação digital e da autonomia tecnológica da Europa, explica a Quidgest em comunicado.
O programa do evento conta com três painéis temáticos (um em Português e dois em Inglês) e oradores de referência em campos como política, ciência, tecnologia, economia e educação (entre outros), que vão debater como transformar o potencial europeu em impacto real. A autonomia estratégica, a industrialização da inovação, a transição energética e a valorização do talento serão eixos centrais da discussão.
“A Europa precisa de pensar estrategicamente e agir com coerência. Não basta discutir os desafios e os diagnósticos dos relatórios Draghi, Letta e Heitor. Temos de apresentar soluções concretas, apostar nas melhores opções tecnológicas e dar força aos líderes capazes de abrir o caminho para a ação. É isso que este Q-Day pretende fazer: reunir quem sabe, quem faz e quem quer fazer melhor”, afirma João Paulo Carvalho, co-fundador e senior partner da Quidgest.
País convidado: Luxemburgo, o berço institucional da UE
Com apenas 2.600 km² e cerca de 660 mil habitantes, o Luxemburgo é um dos países mais pequenos da Europa, mas também um dos mais estratégicos. Membro fundador da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), embrião da atual UE, acolhe ainda hoje várias instituições-chave do projeto europeu. Apesar da sua dimensão, afirma-se como referência em setores de elevada complexidade e valor acrescentado, como o espaço, a inovação tecnológica e os serviços financeiros. Com uma economia aberta e uma localização privilegiada no coração da Europa, apresenta o PIB per capita mais elevado do mundo (118.770€ em 2023), figura entre as principais praças financeiras europeias e destaca-se nos rankings internacionais de competitividade, digitalização e facilidade de fazer negócios – sendo, segundo o European Innovation Scoreboard 2024, o 8.º país mais inovador da UE.
A sessão dedicada ao país convidado no Q-Day será uma oportunidade para aprofundar ligações entre Portugal e Luxemburgo, promover colaborações tecnológicas e explorar novas formas de fortalecer o projeto europeu. “Esta escolha reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e Luxemburgo, que se traduz também nos cerca de 15% da população luxemburguesa com origem portuguesa. No caso da Quidgest, é também um país com o qual temos vindo a estreitar relações estratégicas, num caminho de colaboração crescente nas áreas da inovação e da transformação digital. A nossa ligação a este ecossistema é natural, já que partilhamos valores, ambição e uma visão europeia de progresso com impacto”, destaca João Paulo Carvalho.
Prémios de Co-Inovação: homenagear quem lidera a transformação digital
Do programa do Q-Day faz ainda parte a cerimónia de entrega dos Prémios de Co-Inovação. Estes prémios são um reconhecimento e uma homenagem da Quidgest aos pioneiros, aos visionários e a todos aqueles que lideram a transformação digital em Portugal e no mundo.
Mais do que uma distinção, trata-se de uma celebração da inteligência coletiva e de quem acredita que a inovação só é verdadeiramente transformadora quando nasce da co-criação, da partilha de ideias e da vontade de fazer melhor. “Todos os anos, introduzimos novas categorias nos Prémios de Co-Inovação que refletem os desafios e oportunidades do nosso tempo. Porquê? Porque, a cada novo desafio global ou transformação tecnológica que desponta, é a capacidade de inovarmos em conjunto que define como respondemos às grandes questões da atualidade nos domínios do desenvolvimento sustentável, da defesa, do comércio internacional, da saúde, da investigação, da educação, da gestão pública, da inteligência artificial e em tantos outros”, explica ainda João Paulo Carvalho.
O evento é híbrido e tem participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia no site oficial.








